Segunda-feira começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

20/04/2018 | Por: Elenara de Oliveira

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Passos dá início nesta segunda-feira, dia 23 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a qual segue até o dia 1º de junho.

Em reunião realizada esta semana com a equipe de enfermeiros das ESF’s, a secretária Municipal de Saúde, Maria Adelaide Hertz, organizou a campanha no Município de Três Passos.

A meta, segundo a pasta, é imunizar 9.483 pessoas, que fazem parte do grupo considerado "mais suscetível" ao agravamento de doenças respiratórias. Nesta primeira etapa a Secretaria Estadual da Saúde enviou ao município 3 mil doses para dar início a ação.

O público alvo da campanha são:

• pessoas a partir de 60 anos
  • crianças de seis meses a cinco anos
  • trabalhadores da área de saúde
  • professores das redes pública e privada
  • mulheres gestantes e puérperas
  • indígenas
  • pessoas privadas de liberdade
  • profissionais do sistema prisional
  • adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas
  • portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza

Este público alvo da campanha já pode a partir desta segunda-feira, dirigir-se ao seu posto de saúde de referência para efetivar a vacinação.

A contraindicação da vacina é para pessoas com histórico de reação anafiláticas previa em doses anteriores e para quem tem alergia severa a ovo.

A secretária Municipal de Saúde informa que a vacinação dos acamados deve ser agendada com o agente de saúde ou na unidade de saúde de sua referência.

O Dia D será no próximo dia 12 de maio, em um sábado, quando ocorre a mobilização nacional.