Corsan faz testes na área de instalação da Central de Recebimento de Resíduos de Fossa

11/04/2018 | Por: Elenara de Oliveira

Um importante passo para o início da instalação da Central Exclusiva de Recebimento de Resíduos de Fossa foi dado esta semana, dias 10 e 11 de abril, por técnicos da Corsan e da Administração Municipal de Três Passos.

O projeto pioneiro no Estado está na fase de testes de percolação no solo para analisar a viabilidade e a área necessária para sua instalação.  Este processo foi executado pelos técnicos da Corsan, o engenheiro químico Thiago Prestes e a técnica em hidrologia, Renata Gil, juntamente com o secretário Municipal de Meio Ambiente e Indústria e Comércio, Diego Maciel.

Os resultados preliminares indicam que a área escolhida reúne as condições técnicas necessárias para a instalação do empreendimento, como capacidade de infiltração do solo, distância de núcleos populacionais e fácil acesso.

Conforme o engenheiro, o assunto é prioridade para a Corsan, pois é um projeto pioneiro que vem trazer inúmeros benefícios não só para Três Passos, município que está empenhado para que o empreendimento seja efetivado, mas para toda a região. Ainda, segundo o secretário Diego Maciel, estes testes são o alicerce para definir as diretrizes técnicas do projeto da Central.

A melhoria no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) será um dos tantos reflexos positivos assim que este projeto, inédito na região, for concretizado.

O prefeito Municipal, José Carlos Amaral, que esteve acompanhando o primeiro dia de testes no local onde será construída a Central, disse estar muito confiante que o empreendimento seja iniciado nos próximos meses. “O reflexo da concretização deste projeto virá com a considerável melhora no IDH, o que nos deixa otimistas e certos de que o nosso esforço para que a Central seja construída e beneficiará toda região, vai valer a pena”, ponderou o prefeito.

A Central será regionalizada e vai beneficiar cerca de 19 municípios da região com um raio médio de 31 quilômetros.