CITEGEM lança Campanha Coleta Seletiva

28/03/2018 | Por: Elenara de Oliveira

- Objetivo é conscientizar a população regional da importância da separação correta do lixo -

O Consórcio Intermunicipal de Gestão Multifuncional (CITEGEM), lançou nesta terça-feira, dia 28 de março, no Auditório da CACIS, a sua Campanha de Coleta Seletiva na região.

Participaram da mesa oficial do evento, o presidente do Citegem e prefeito Municipal de Campo Novo Antônio Sartori, o vice-prefeito Municipal de Três Passos Jorge Leandro Dickel e o diretor do Campus Regional IV da UERGS, professor Mastrângelo Lanzanova.

Em seu pronunciamento o presidente do Citegem, prefeito Sartori, falou da relevância de um Consórcio para a região e da necessidade da conscientização da população sobre a importância da separação adequada do lixo. “Nesse intuito estamos desenvolvendo esta campanha para conscientizar as pessoas de que a separação vai promover o cuidado com o meio ambiente, e consequentemente proporcionar a melhoria da qualidade de vida”, ressaltou.

A responsável técnica do CITEGEM, engenheira ambiental Luma Tejada, fez uma apresentação do empreendimento localizado às margens da BR 468, em Bom Progresso, e iniciado no ano de 2000. Ela ressaltou os 12 municípios que compõem o Consórcio e apresentou todo um panorama de funcionamento que adequadamente segue as leis ambientais.

O professor da UERGS, Robson Bohrer, abordou os aspectos gerais sobre a importância da coleta seletiva, mostrando números relevantes com informações do Consórcio. “A coletividade é o principal mecanismo para conseguirmos mudar a realidade em que nossa região se encontra hoje, no que se refere a separação adequada dos resíduos”, pontuou.

O ponto alto do evento foi o lançamento da Campanha da Coleta Seletiva e todo o seu material de divulgação pelo seu criador, o publicitário Carton Cardoso. A campanha faz um apelo para que a população “Não transforme em lixo o que pode ser reciclado! ”sendo esta, a sua comunicação, explicou o publicitário. Ele anfatizou que a iniciativa tem o intuito de “criar um forte apelo e desenvolver na população regional a consciência da importância da reciclagem, como um ato que deve ser praticado todos os dias”.

A Administração Municipal de Três Passos, representada pelo vice-prefeito, município anfitrião do evento, considera que a iniciativa vai alcançar seu objetivo com o engajamento maciço dos municípios que compõem o Consórcio, os quais devem trabalhar de forma sistemática junto a seus munícipes os materiais de divulgação, que reforçam a necessidade de praticar a coleta seletiva. “O Município de Três Passsos está engajado nesta campanha e já vem trabalhando fortemente na conscientização de sua população, com o objetivo de melhorar seus números perante o Consórcio”, afirmou o vice-prefeito.

Participaram ainda do evento, o prefeito Municipal de Humaitá Fernando Wegmann, o prefeito Municipal de Coronel Bicaco Jurandir da Silva, o coordenador do CITEGEM Edson Amauri Iora, o supervisor regional da Emater João Schommer, o secretário Municipal de Meio Ambiente de Três Passos Diego Maciel, diretoria do Consórcio, vereadores, secretários, representantes dos municípios integrantes do Consórcio, representantes de entidades, alunos e professores da UERGS e da Escola Estadual Águia de Haia.