Gestômetro foi apresentado em reunião de planejamento

22/03/2018 | Por: Elenara de Oliveira

Ferramenta vai possibilitar fazer o acompanhamento dos programas, metas, indicadores e iniciativas, elencadas dentro do PPA

A Secretaria Municipal de Planejamento de Três Passos realizou o I Ciclo de Monitoramento do Plano Plurianual (PPA), no dia 20 de março, no Auditório da Saúde.

A ação contou com a presença do prefeito José Carlos Amaral e do vice-prefeito Jorge Leandro Dickel, os quais fizeram a abertura do Ciclo, destacando a importância de ferramentas de monitoramento para a Gestão Municipal como forma de garantir maior eficiência no desenvolvimento de ações de governo, bem como, servir de instrumento de planejamento das tarefas de cada secretaria.

Este I Ciclo, que contou com a participação dos secretários municipais e de assessores diretos, teve como objetivo o acompanhamento por parte da Secretaria Municipal de Planejamento de todos os programas elencados no PPA, apresentando o Sistema de Monitoramento, conhecido como Gestômetro.

A apresentação do Gestômetro foi realizada pelo assessor de planejamento, Lucas Neckel. Ele apresentou o sistema de forma on-line e, em especial como será avaliado o andamento de cada iniciativa a partir dos níveis de desempenho.

O Gestômetro é uma ferramenta que vai possibilitar fazer o acompanhamento dos programas, metas, indicadores e iniciativas, sendo uma maneira de monitorar as políticas públicas elencadas dentro do PPA.  “O sistema "Gestômetro" estará hospedado na nuvem, o que possibilitará aos gestores acompanhar o andamento de seu planejamento de qualquer computador com acesso à internet. Ainda será disponibilizada interface para que os cidadãos possam acompanhar/consultar os programas de governo e sua execução de forma a tornar o PPA e seus indicadores transparentes e apresentados de forma mais simples e direto e acessível a todos”, explicou o assessor.

O secretário Municipal de Planejamento, José Carlos Bourscheid, frisou que só é possível atingir níveis de desempenho melhor planejando, usando ferramentas que facilitam e organizam cada atividade das equipes setoriais.

Desde o início da gestão, mensalmente são realizadas reuniões entre o Gabinete do Prefeito e as Secretarias de Governo com a finalidade de acompanhar, analisar e avaliar o andamento do planejamento estratégico.