FUNASA apresenta programa para melhorar a qualidade da água consumida em localidades do interior

15/03/2018 | Por: Elenara de Oliveira

Três Passos foi um dos Municípios selecionados na 19ª CRS e já recebeu o primeiro encontro para elaboração de diagnóstico

A FUNASA – Fundação Nacional da Saúde - lançou recentemente um programa que buscará atingir o padrão de potabilidade da água para consumo humano em comunidades previamente selecionadas. É o SALTA-Z, Solução Alternativa Coletiva de Tratamento de Água para Consumo Humano. A iniciativa, que pretende contribuir para suprir as necessidades referentes ao provimento de água com qualidade, está em fase de elaboração de diagnóstico dos locais que poderão ser contemplados.

Entre os escolhidos está Três Passos, que já promoveu o primeiro encontro para tratar do tema. A reunião ocorreu na manhã da última quarta-feira, 14, na Câmara de Vereadores. O Município foi representado pela secretária de Saúde, Maria Adelaide Hertz; pelos fiscais sanitários, Ilgo Irineu Scherner e Solange Deitos; e pelo responsável pelas redes de água do interior, Lauri Roberto Kanitz. Pela FUNASA/SESAM estiveram a chefe do Serviço de Saúde Ambiental, Eliza Helena Clavé e os representantes da área de Vigilância Sanitária da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde, José Adair Araújo e Alberto Sosa Kutzsche.

No encontro foi explanado de que através do SALTA-Z a FUNASA disponibilizará o material – torre e reservatório de água. O sistema será composto de bomba de captação, filtro, reservatório de até 5 mil litros e clorador. O programa deverá ser implantado em comunidades que possuam fonte de captação de água já em uso e com necessidade de tratamento (filtração e cloração). A FUNASA também capacitará servidores do Município e usuários das redes de abastecimento quanto à operação e controle do sistema.

Os servidores da Prefeitura que participaram da reunião repassaram todas as informações relacionadas às redes de abastecimento de água do interior. Passada esta etapa, o Município seguirá empenhado para que além de participar deste diagnóstico inicial, seja efetivamente contemplado com esta ação da FUNASA/SESAM.