Encontro tratou da retomada do Polo Oleoquímico

09/03/2018 | Por: Elenara de Oliveira

A Unijuí deu início às tratativas para reativar o Unióleos - Centro Regional para Produção, Extração e Transformação de Óleos Essenciais. A notícia foi confirmada por dirigentes da universidade em reunião realizada nesta quarta-feira, 07, no Gabinete do Prefeito. Participaram do encontro o chefe do Executivo, José Carlos Amaral; o vice-prefeito, Jorge Leandro Dickel; e os secretários de Indústria e Comércio, Diego Maciel, e de Planejamento, José Carlos Bourscheid. Representando a instituição de ensino superior estiveram o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime Gonzáles; a pró-reitora do Campus Três Passos, Fátima Marlise Marroni Rosa Lopes, e o gerente da Agência de Inovação e Tecnologia, Luis Juliani.

Conforme os dirigentes da Unijuí está previsto para o próximo mês de abril o lançamento do edital de seleção de empreendedor para assumir a produção, industrialização e comercialização de óleos essenciais e outros produtos derivados, mediante cessão onerosa da infraestrutura institucional existente no distrito de Padre Gonzales. A expectativa é de que a retomada do Polo Oleoquímico gere oportunidades de emprego e renda a partir das atividades relacionadas ao projeto.

O prefeito enalteceu a iniciativa da Unijuí e manifestou o total apoio do poder público municipal. Zé Carlos aproveitou ainda para fazer uma retrospectiva da parceria existente entre a Prefeitura e a universidade, destacando projetos inovadores que tiveram resultados expressivos no trabalho de pesquisa. Entre as ações mencionadas estão à produção e distribuição de fitoterápicos aos pacientes do Sistema Único de Saúde do Município e o desenvolvimento de óleos essenciais que beneficiaram produtores familiares de Três Passos.