Três Passos sobe duas posições no ranking de abates de suínos do RS

02/03/2018 | Por: Elenara de Oliveira

- O município passa a ocupar agora o 4º lugar no Estado, destacando a força da atividade no município -

O resultado do número de abates no Estado do Rio Grande do Sul, divulgado pela Seção de Epidemiologia e Estatística (SEE) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi/RS), com base nas Guias de Trânsito Animal (GTAs), trouxe uma boa notícia para Três Passos.

Ao todo, em 2017, foram abatidos 9.025.071 suínos no RS, destacando-se o Município de Três Passos na 4º colocação, subindo duas posições no ranking, em relação a 2016.

Segundo o prefeito Municipal de Três Passos, José Carlos Amaral, estes números demonstram o esforço coletivo do setor produtivo na busca de melhores resultados no desenvolvimento do Município de Três Passos.

“A Administração Municipal tem se empenhado nesta realização através de incentivos dispostos na Lei Municipal nº 4696/09 que concede aos empreendedores do setor serviços de máquina gratuitos para terraplanagem, abertura de esterqueira, colocação de silo para ração e melhorias no acesso e pátio com patrolamento e cascalhamento”, salientou o prefeito

O secretário Municipal de Agricultura, Evandro Colombo, destaca que além disso, a Secretaria Municipal de Agricultura possui uma equipe de técnicos responsável pelo setor, a qual acompanha nas propriedades dos suinocultores os serviços de máquinas e prestam assessoria e assistência técnica no encaminhamento das licenças ambientais, projetos e ajuda de custo. “Diante do trabalho realizado, do plano de ação e dos programas municipais, iremos trabalhar cada vez mais para que no próximo ano possamos anunciar uma posição ainda melhor da suinocultura local no ranking estadual”, disse o secretário.

A Administração Municipal de Três Passos salienta que esta conquista é resultado da grande parceria existente entre os suinocultores, empresa integradora local, Conselho Municipal Agropecuário e Assuipassos (Associação de Suinocultores de Três Passos).

No ranking de 2017, que relaciona 320 municípios do RS, em 1º lugar está o município de Rodeio Bonito, em 2º lugar Palmitinho, 3º lugar Nova Candelária, 4º lugar Três Passos  e  5º lugar Boa Vista do Buricá.

A composição desta lista tem como fonte todos os tipos inspeção, são elas: Cispoa/Dipoa (Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal - Estadual), SIF (Serviço de Inspeção Federal) e SIM (Serviço de Inspeção Municipal).