Alunos do projeto VER-SUS conhecem a Atenção Básica do Município

12/01/2018 | Por: Elenara de Oliveira

A Administração Municipal de Três Passos recebeu nesta sexta-feira, dia 12 de janeiro, estudantes de universidades de Santa Maria, em sua grande maioria da UFSM, estagiários do Projeto VER-SUS.
Os estudantes dos cursos de psicologia, enfermagem, serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, veterinária, farmácia e terapia ocupacional foram recebidos no Auditório da Saúde.
O prefeito em exercício, Jorge Leandro Dickel, fez a acolhida dos estudantes destacando que o Município é referência na área da saúde com 100% de cobertura da Atenção Básica com a Estratégia de Saúde da Família, enfatizando a importância da medicina preventiva.
Ainda a secretária Municipal da Saúde, Maria Adelaide Hertz, fez uma explanação mostrando um panorama da Atenção Básica de Três Passos, destacando o trabalho realizado na saúde.
Após, os cerca de 40 estudantes se deslocaram para conhecer as unidades de saúde, Academia da Saúde, CAPS, NASF e UPA, além da estrutura do Hospital de Caridade.
A iniciativa partiu do prefeito Municipal José Carlos Amaral que prontamente atendeu ao pedido da UFSM em receber os estudantes no Município.
*SOBRE O PROJETO:
O VER-SUS/BRASIL faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde e do Movimento Estudantil da área da saúde de aproximar os estudantes universitários do setor aos desafios inerentes à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território nacional.
Trata-se de uma ação que propicia aos estudantes universitários dos cursos da saúde conhecerem mais de perto o SUS. É uma oportunidade de vivenciar os desafios, as dificuldades e os avanços deste sistema.