Prefeitura de Três Passos repassa R$100 mil em emenda de custeio para o Hospital de Caridade

21/12/2017 | Por: Elenara de Oliveira

Frente à grave situação econômica pela qual passa o Hospital de Caridade, a Administração Municipal de Três Passos repassou na manhã desta quinta-feira, dia 21 de dezembro, uma emenda de custeio no valor de R$ 100 mil.
Após aval do Conselho Municipal de Saúde, o projeto foi encaminhado pelo prefeito Municipal, José Carlos Amaral, para aprovação da Câmara Municipal de Vereadores ainda no final de novembro, possibilitando dessa forma, ao invés de utilizar o recurso que seria para Atenção Básica do Município, ser repassado ao Hospital de Caridade, por entender da necessidade neste momento de crise.
A consolidação dessa iniciativa do prefeito Zé Carlos, aconteceu no Gabinete da Prefeitura, quando o presidente do Hospital de Caridade, Lauro Borth e o vice-prefeito Jorge Leandro Dickel procederam a assinatura do Termo de Repasse.
Este recurso de R$100 mil somado ao valor do contrato anual de complementação de serviços mantido com o Hospital de Caridade, vai totalizar um investimento por parte da Administração Municipal de R$ 1.267.456,84 com aquela casa de saúde.
Segundo o prefeito Municipal de Três Passos o momento é de união de esforços para buscar amenizar o impacto na comunidade da grave situação em que se encontram os hospitais filantrópicos, que são prejudicados ainda pelo atraso dos repasses do Governo Estadual. “Sempre estivemos sensíveis aos problemas enfrentados pelo nosso hospital, que assim como a atenção básica, tem recursos a receber do governo, que somadas a outras questões acaba por agonizar na tentativa de manter os serviços à população”, salientou José Carlos.
**EMPRÉSTIMO - Além deste valor, a Administração Municipal de Três Passos possivelmente estará realizando um empréstimo ao Hospital de Caridade no valor de R$500 mil, como adiantamento dos repasses mensais que serão efetivados em 2018, com desconto do contrato mensal, sem juros e em 12 parcelas.
A concretização dessa ação, definida em conjunto com o prefeito Municipal José Carlos Amaral também na manhã desta quinta-feira, ainda terá de ser aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde, e após encaminhada à Câmara Municipal de Vereadores para votação.