Escolas Municipais de Três Passos estão em processo de manutenção

24/11/2017 | Por: Elenara de Oliveira

Desde o início do ano a Administração Municipal de Três Passos vem realizando um processo de reestruturação das escolas da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de melhorar o ambiente escolar, e com isso o processo de ensino-aprendizagem.
*EMEI Elso Paulo Severnini
A reestruturação da infraestrutura das escolas, teve início pela EMEI Elso Paulo Severnini, que hoje atende 186 alunos. Na instituição foi executado o fechamento do saguão com vidro e a ampliação da cobertura, além da impermeabilização da mesma, e pintura externa. Nas ações foi investido o valor de R$171.046,32.
Neste segundo semestre de 2017, outras reformas estão acontecendo, como na Central da Merenda Escolar e de Materiais de Expediente, Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho e Escolas Municipais de Educação Infantil Cidadão Júnior e EMEI Cinderela.
*Central da Merenda Escolar
A Central da Merenda Escolar, local onde ficam armazenados os alimentos que são enviados às escolas municipais, vai receber o investimento de R$58.822,63 com a pintura externa, nova fachada, construção de passeio e levantamento do telhado.
*EMEI Cidadão Júnior
Na EMEI Cidadão Júnior, localizada no Bairro Frei Olímpio, a qual conta hoje com 78 alunos, está sendo realizada uma transformação geral. O saguão será todo fechado com vidros, facilitando a permanência dos alunos nos dias de chuva e frio; o prédio vai receber nova pintura; o refeitório será todo remodelado e a cozinha ganhará um novo espaço ampliado; o berçário contará com um novo banheiro e um trocador; além disso, na escola está em andamento a construção do passeio. As reformas terão investimento de R$204.360,30.
*EMEI Cinderela
Na EMEI Cinderela, que recebe hoje 103 crianças dos Bairros Webers e Operário, terá espaço para ampliar suas vagas, pois uma nova sala de aula foi construída; também, o local está recebendo pintura externa e interna em parceria com o CPM; o piso das calçadas será trocado e um novo espaço para lazer construído para os alunos. Os investimentos na EMEI Cinderela somam R$55.084,99.
*EMF 25 de Julho
Muitas melhorias estão sendo realizadas também na Escola 25 de Julho, uma das maiores escolas municipais, que tem 302 alunos. Das ações na instituição, estão a pintura interna e externa, impermeabilização das paredes e do telhado com a colocação de manta asfáltica, troca de piso do refeitório, troca de piso das calçadas, construção de muro e novas calçadas, além de reformas em algumas salas de aulas. As obras na escola alcançam o valor de R$203.163,12.
*DEMAIS REFORMAS
Ainda, devem começar nas próximas semanas as reformas da EMEI Vovó Paulina, em um investimento de R$42.004,44; e da EMEI Lápis de Cor, na qual será investida R$396.240,70.
O valor total a ser investidos em todas estas reformas das escolas soma R$1.130. 722,50 advindo de recursos próprios da Administração Municipal vinculados a Educação através da Manutenção Desenvolvimento do Ensino (MDE) e Salário Educação.
Além dos recursos investidos em educação básica, o Município tem investido em transporte escolar de alunos do Ensino Médio e manutenção do Ensino Superior no município, que embora não se tratem de suas obrigações legais, vão de encontro às necessidades da população.
*25,82% INVESTIDOS EM EDUCAÇÃO
No exercício de 2016 o município de Três Passos ultrapassou o índice mínimo que deve ser investido em educação básica, chegando a 25,82%, o que também se concretizará no ano de 2017.
Para o prefeito Municipal, José Carlos Amaral, estes investimentos nas escolas, visam melhorar a qualidade da educação, ampliar a oferta de vagas e continuar mantendo Três Passos como referência no ensino.
Ele ressalta, que uma das grandes metas para o início de 2018, como já vem acontecendo por 3 anos consecutivos, é zerar o déficit de vagas no município, alcançando o objetivo do Plano Nacional de Educação (PNE).
Além da melhoria da infraestrutura das escolas municipais, a Administração Municipal nunca deixa de investir na qualificação dos professores que atuam nas instituições, propiciando sempre a realização de formações; objetivando melhorar significativamente a educação do município.