Município incentiva à suinocultura

23/11/2017 | Por: Elenara de Oliveira

O estímulo à suinocultura no Município vem auxiliando as propriedades a obterem bons resultados na atividade, destacando Três Passos no cenário estadual como um dos maiores produtores de suínos do Rio Grande do Sul.
Em 2016, o município ocupou o sexto lugar no ranking do abate de suínos em uma lista de 330 municípios.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Agricultura, as Unidades de Produção de Leitões, as Creches e a Terminação somadas, totalizaram em 2016, uma produção total de 579.855 cabeças, com mais de 26 milhões quilos e um valor aproximado de R$ 107.743.716,91 em notas fiscais.
A Administração Municipal de Três Passos vem estimulando a Expansão da Suinocultura, através da Lei nº 4.296 que disponibiliza horas máquina para terraplanagem.
Estas terraplanagens são para a construção do chiqueirão e benfeitorias anexas necessárias, como a composteira, o escritório e silo para ração, escavação para depósito de dejetos, local para embarque e desembarque dos animais.
Além disso, trabalha na melhoria das vias de acesso ao empreendimento, e ainda, presta ajuda de custo financeiro pago por suíno alojado.
Os suinocultores também contam com o auxílio do “Programa Municipal de Incentivo aos Serviços de Análises de Solo”, o qual subsidia 30% do valor das análises necessárias para o licenciamento ambiental da atividade, além de encaminhá-las aos laboratórios credenciados.
Segundo o secretário Municipal de Agricultura, Evandro Augusto Colombo, de julho de 2016 até o momento o Programa de Expansão da Suinocultura beneficiou 17 suinocultores, sendo que a ajuda de custo repassada para 12 destes suinocultores, totalizou cerca de R$ 145 mil reais.
Para os próximos dias, serão executadas em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes mais 03 terraplanagens, o que demonstra a franca expansão da atividade em nosso município.
Atualmente a atividade suinícola no Município envolve 132 suinocultores, divididos em 14 Unidades de Produção de Leitões com 11.870 matrizes; 09 creches com 24.800 leitões; e 109 unidades de terminação com 65.100 suínos. No município de Três Passos 100% da atividade possui Licenciamento Ambiental.
Todos os investimentos realizados na suinocultura trazem resultados positivos com o aumento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Segundo o prefeito Municipal, José Carlos Amaral, a produção de suínos é de extrema importância para geração de emprego e crescimento econômico do município.
“É pensando nisso que damos total apoio aos produtores que investem em Três Passos”, salientou o prefeito, acrescentando que os incentivos melhoram a qualidade de vida dos produtores rurais.