Três Passos recebeu o Prêmio de Responsabilidade Social 2017

01/12/2017 | Por: Elenara de Oliveira

-Troféu foi entregue ao prefeito Municipal neste dia 30 de novembro pela Assembleia Legislativa –

Pelo segundo ano consecutivo as ações de transparência e inovação empregadas pela Administração Municipal, destacam Três Passos em 1º lugar no Prêmio de Responsabilidade Social.

Por isso, na noite desta quinta-feira, dia 30 de novembro, o prefeito Municipal de Três Passos, José Carlos Amaral, recebeu da Assembleia Legislativa, o Troféu de Responsabilidade Social Destaque RS 2017, na categoria Municípios.

A solenidade da 18ª edição do Prêmio, aconteceu no Teatro Dante Barone e contou com a presença de inúmeras autoridades e representantes de empresas e entidades agraciadas, sendo Três Passos o único município a receber a condecoração.
Entre os vencedores do Troféu Responsabilidade Social – Destaque RS, além de Três Passos, estão a Fruki, Corsan, Unijuí, Fundação La Salle, Senai, Unimed e Cotripal.

O QUE FEZ TRÊS PASSOS RECEBER O PRÊMIO?

Os indicadores avaliados na categoria Municípios destacam a aprovação escolar, % da folha em relação à receita, assistência social, % população com baixa renda, benefícios sociais, % população em subabitação, capacitação profissional, preenchimento do Balanço Social, consumo médio anual de energia elétrica, Saúde, despesas públicas, Relatório de Responsabilidade Social, Educação e cultura, taxa de alfabetização, expectativa média de vida, taxa de evasão escolar, limite de despesa média com pessoal, taxa de leitos disponíveis em relação à população, meio ambiente, taxa de mortalidade, mínimo investido em ensino e taxa de mortalidade infantil.
Neste sentido, Três Passos apresentou o melhor nível de desempenho na avaliação procedida a partir do Balanço Social e do Relatório de Responsabilidade Social enviado pela Secretaria Municipal de Finanças.

A preocupação da gestão para que a responsabilidade social esteja integrada e seja praticada em toda a organização pública, tendo sempre como aspecto principal a construção do bem-estar comum, a observância de procedimentos administrativos, entre outros, são quesitos que contribuem para que, novamente, Três Passos receba este destaque, além disso, esta conquista também representa a adequação da destinação dos recursos públicos por parte da gestão, explica o prefeito Municipal José Carlos Amaral.

A capacitação profissional, através do incentivo para realização de cursos pelos servidores públicos é outro quesito que o prefeito destaca como positivo nesta avaliação. Somente no ano de 2017, até a metade do mês de novembro, 163 cursos foram proporcionados aos servidores.

Na edição do Prêmio de 2015, Três Passos, havia ficado em 2º lugar, atrás do município de Passo Fundo, em 2016 em 1º lugar, e agora, novamente em 1º lugar.