OAB e Administração Municipal irão promover evento alusivo ao Novembro Azul

09/11/2017 | Por: Elenara de Oliveira

Com o objetivo principal de alertar os homens para os cuidados com o câncer de próstata, conscientizando para a realização dos exames e a importância de manterem a saúde em dia, a OAB Subseção de Três Passos e a Administração Municipal irão promover um evento alusivo ao Novembro Azul.

A parceria foi firmada neste dia 08 de novembro, quando o presidente da OAB subseção Três Passos, Roberto Bordini, e o secretário, Nei Soligo, estiveram reunidos com o prefeito José Carlos Amaral, o vice-prefeito Jorge Leandro Dickel e o secretário Municipal de Transportes, Cezar Santos, no Gabinete da Prefeitura Municipal.

O evento, em comemoração ao Novembro Azul, será realizado no dia 19 de novembro, durante toda a tarde, no Parque do Lago Frei Ivo. Na ocasião, a data será marcada pela conscientização de forma alegre com a apresentação de atrações musicais juntamente com o trabalho de orientação ao público masculino, realizado por profissionais da área da saúde como médicos e enfermeiros.

O presidente da OAB ressalta que a iniciativa quer de forma divertida e integrativa chamar a atenção dos homens para a importância da campanha. “Será um dia alegre de prevenção”, disse.

Segundo o prefeito Municipal, a campanha tem o objetivo de estimular o homem a superar tabus em relação ao assunto. “As formas de prevenção, como exames, ainda são permeadas por muitos mitos e inverdades, mascarados por aspectos culturais e neste dia 19, de forma descontraída, muitas dúvidas poderão ser esclarecidas”, ponderou.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Somente entre 2016 e 2017, 61,2 mil novos casos foram estimados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Conforme pesquisas realizadas pelo Inca, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove tem mais de 55 anos, que na maioria das vezes, associam os exames preventivos e os cuidados com a saúde, com a perda da virilidade.