Prefeito palestrou na Universidade Federal de Ciências da Saúde em Porto Alegre

30/10/2017 | Por: Elenara de Oliveira

A convite da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), o prefeito Municipal de Três Passos, José Carlos Amaral, participou do II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf), na tarde da última sexta-feira, dia 27 de outubro.

No Simpósio, o prefeito foi um dos palestrantes da mesa redonda “Parceria ensino-serviço: possibilidades e desafios”, onde falou sobre o sistema de Atenção Básica do Município de Três Passos que é reconhecido por ser muito bem estruturado.

Também, o gestor municipal falou da relevância do produto do trabalho de intervenção da enfermeira Taís Trombeta Dalla Nora, desenvolvido no Mestrado Profissional da UFCSPA, para os serviços de saúde municipal, especialmente no programa de vacinas.

Três Passos é tido como referência em política pública de incentivo à qualificação profissional dos servidores públicos através de pós-graduação, regulamentado por lei em 2015. Antes da criação da lei de incentivo apenas um servidor possuía o título de mestre, após 04 servidores já concluíram o mestrado, e outros 08 estão com a formação em andamento.

O prefeito municipal ressalta que o retorno destes profissionais que buscam a qualificação é muito positivo para a gestão pública, entendendo que há uma considerável melhora na qualidade do trabalho e atendimento prestado à população. Ele cita como exemplo a pesquisa realizada pela enfermeira, que resultou em intervenções que “qualificam o serviço ofertado aos usuários no SUS e os processos de trabalho”.