Semana Nacional de Intensificação e Mobilização contra o Aedes aegypti

27/10/2017 | Por: Elenara de Oliveira

- Três Passos realiza ações constantes para controle do vetor da Dengue -

Iniciou na segunda-feira, dia 23 de outubro, a Semana Nacional de Intensificação e Mobilização contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya, com o objetivo de alertar a populaçãoo que estamos na época em que o vetor se plorifera de forma mais intensa, devido ao maior indice de chuvas e calor.

Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos a importância de que todos os munícipes façam a sua parte para que o controle sobre o vetor da Dengue seja mantido.

“Três Passos está em uma situação de controle sobre o mosquito transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya, mas isso não quer dizer que estejamos em uma situação confortável. Por isso, é importante  estar sempre em  alerta com relação ao Aedes”, ressalta a secretaria Municipal da Saúde, Maria Adelaide Hertz.

Até a Semana epidemiológia de número 41 deste ano, que encerrou no dia 14 de outubro, o Centro Estadual de Saúde registrou 1.284 casos suspeitos de Dengue no Estado do Rio Grande do Sul, sendo 18 casos importados e confirmados, 1.122 casos foram descartados e 32 casos seguem sob investigação.

Entenda como o mosquito se reproduz: Como todos os mosquitos da família Culicidae, o  Aedes aegypti possui metamorfose completa, passando pelas fases de ovo, larva, pupa e adultos. Os fatores climáticos que influenciam diretamente as atividades desses mosquitos são, especialmente, variações de temperatura e regime de chuvas.

Uma fêmea pode produzir, em média, 120 ovos, que normalmete sao depositadas na borda de criadouros, de maneira que a água possa entrar em contato e desencadear o processo de eclosão das larvas. Após a eclosão, as larvas passam por 04 tamanhos diferentes no periodo de oito a dez dias, sendo a temperatura ideal aquela entre 14C e 30C. Assim, como na fase larval, as pupas são aquáticas e de vida livre. Não se alimentam, apenas respiram e passam por modificações que resultam na formação dos adultos. Esta fase dura em torno de dois dias em condições propícias. Já os mosquitos adultos de maneira geral, em regiões temperadas vivem cerca de um mês e sâo as fêmeas que ao picar o humano transmite as doenças.

Os criadouros mais favoráveis à proliferação de Aedes aegypti são recipientes artificiais abandonados a céu aberto como pneus, latas, vidros, cacos de garrafa, pratos de vasos de flor, vasos de cemitério, piscinas e calhas das construções, além de caixas d'água, tonéis, latões e cisternas destampadas ou mal tampadas.

São as fêmeas que precisam de sangue para a produção de ovos e ingerem sangue humano para realizar o desenvolvimento completo dos ovos e maturação nos ovários. Normalmente, três dias após a ingestão de sangue, as fêmeas já estão aptas para a postura, passando então a procurar local para desovar.

Sintomas da Dengue: a doença inicia de forma abrupta, quer dizer repentina  com febre alta, dor de cabeca, dor atrás dos olhos, dor intensa no corpo, dor nas articulações, mal estar, náuseas e fraqueza, podendo aparecer manchas vermelhas pelo corpo e levar a forma grave da doença com sangramentos e, caso  não tratada adequadamente e em tempo hábil, pode levar o indivíduo a morte.

Três Passos realiza ações de combate

Para evitar a Dengue as  ações desenvolvidas pela equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos é contínua nos 12 meses do ano.

“Sempre estamos reforçando junto à população a necessidade de adotar aqueles cuidados já amplamente divulgados para evitar o surgimento de criadouros do Aedes, além de intensificar o cuidado nos pontos críticos como cemitérios, borracharias e ferros velhos”, pontua a secretária da Saúde.

Além disso, os agentes de combate as endemias também realizam as vistorias de rotina nos domicílios com orientações, bem como,  atividades educativas  nas escolas com o objetivo de cada vez mais envolver o morador de Três Passos nesta árdua tarefa de combater o mosquito transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya.