Projeto Cante e Encante comemora seus 20 anos com grandes resultados

25/10/2017 | Por: Elenara de Oliveira

O Projeto Cante e Encante, oportunizado pela Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Três Passos, vem colhendo bons resultados nestes seus 20 anos de atuação nas três Redes de Ensino do Município.

Entre estes resultados, o mais recente foi a conquista do 1º lugar no VIII Festival de Música SETREM, neste dia 19 de outubro, durante a edição de 2017 do evento “Orientação Profissional SETREM” (OPS!?).

A Banda Equalize do Projeto Cante e Encante disputou o festival com outras seis bandas que representaram cinco diferentes municípios da região. Este é o segundo ano consecutivo em que a banda comemora esta conquista, sendo terceiro de participação no evento.

Entre os objetivos do Projeto, está o de oferecer a musicalização humanizada como trabalho pedagógico, oportunizando o desenvolvimento da autoestima dos alunos, enaltecendo seus valores, através de uma atividade saudável e fazendo com que a criança, no turno inverso, se ocupe com atividades culturais e pedagógicas.

O Projeto Cante e Encante funciona em sede própria, atendendo cerca 163 alunos de Três Passos, no turno inverso, oferecendo atividades como aulas de violão, bateria, contrabaixo, guitarra, percussão rítmica de instrumentos variados e o canto vocal, acompanhado da expressão corporal e a técnica do musicopos.

Além de atender crianças a partir de 5 anos de idade, o projeto também conta com a participação de pessoas da terceira idade, que se dispõem nas horas de folga aprender a musicalização.

Conforme destaca a coordenadora e projeto do Cante e Encante, Zenaide Tomm, todas as atividades estão interligadas na importância do ouvir, cantar e tocar, possibilitando a socialização e a formação cultural das pessoas, através da troca de ideias, experiências, informações e conceitos, servindo para o aprimoramento do aprendizado.

“O projeto vem de encontro à necessidade de oferecer às nossas crianças e jovens uma atividade que vá além do currículo e do contexto da sala de aula”, explica ela, complementando que todas as atividades são realizadas em equipes, focando na nova proposta de trabalho: a musicalização humanizada.

Nestas duas décadas de atuação, mais de 2 mil alunos já tiveram a oportunidade de participar das atividades culturais e pedagógicas, apresentando-se em diversas atrações culturais. Inclusive, o Projeto realiza um espetáculo especial durante as programações do Natal Encanto. Além disso, muitas destes alunos, hoje trabalham com a música.