Três Passos esteve em audiência com o ministro da saúde para tratar sobre a UPA

06/10/2017 | Por: Elenara de Oliveira

O dia 05 de outubro foi um momento importante para os 11 municípios do Estado que estão com as UPAS concluídas, mas, no entanto, fechadas por falta de ajuste no modo de funcionamento.

O Grupo de Trabalho, formalizado pela FAMURS, para tratar do assunto esteve reunido o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, momento em que expuseram as dificuldades dos municípios e solicitaram uma reavaliação sobre a atual situação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

O Município de Três Passos, representado pelo secretário Municipal de Planejamento, José Carlos Bourscheid, esteve junto com o presidente da FAMURS, Salmo Dias, do assessor da área da Saúde da entidade, prefeitos e representantes dos municípios.

Na reunião, o ministro da Saúde se comprometeu em solicitar ao Tribunal de Contas da União (TCU) análise para READEQUAÇÃO da Portaria das UPAs, flexibilizando a carga horária de funcionamento.

O Grupo de Trabalho, que é liderado pelo prefeito de Três Passos, José Carlos Amaral, também esteve reunido com a Senadora Ana Amélia Lemos.

Os municípios enfrentam uma situação agoniante, pois muitas estruturas estão prontas, mas permanecem fechadas no RS devido ao alto custo de manutenção, e a dificuldade de contratação de profissionais, além de prejudicar os orçamentos dos hospitais municipais, são os principais fatores da não abertura.