Assistência Social promoveu atividade para usuários do PAIF e SCFV

28/09/2017 | Por: Elenara de Oliveira

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Três Passos, através do CRAS realizou no dia 26 de setembro, pela parte da manhã e da tarde, uma festividade alusiva às comemorações Farroupilha e ao Dia dos Idosos.

A atividade foi direcionada principalmente aos idosos vinculados ao PAIF Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) e ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Na oportunidade foi trabalhado o eixo Convivência Social e Intergeracionalidade, que agrega elementos ao longo do Serviço que visam o desenvolvimento de sociabilidades, estimulem vivências coletivas, o estar em grupo em relação com o outro, privilegiando a convivência intergeracional, de modo a fortalecer os vínculos familiares e comunitários e prevenir riscos sociais como a segregação e o isolamento. Esse eixo tem importância central para o serviço, pois serve de base para todas as atividades a serem desenvolvidas.

Participaram também da festiva crianças, adolescentes e adultos vinculados aos Serviços do CRAS e CREAS, uma vez que, a convivência intergeracional proporciona ganhos para pessoas de mais de uma geração, seja a pessoa idosa, a criança, o adolescente, o jovem ou o adulto. Permite ainda, a troca e a solidariedade entre as gerações, a mediação de conflitos, fortalece os laços e promove proteção social, principalmente, para os indivíduos que apresentam alguma vulnerabilidade em decorrência do ciclo de vida em que se encontram, como por exemplo, a criança pequena ou a pessoa idosa com idade avançada.

Para o CRAS, a intergeracionalidade é a convivência social privilegiada do SCFV às pessoas idosas por ser capaz de produzir interações sociais mais ricas entre os participantes, proporcionando, além de outros sentimentos, a alegria do compartilhar, do aprendizado mútuo e da vivência coletiva, reinventando novas formas de contribuir com a “construção de um mundo para todas as idades”.

Participaram da festiva o prefeito Municipal José Carlos Amaral, a secretaria Municipal de Assistência Social, primeira dama Fabiane Amaral, o coordenador de Assistência Social Luis Carlos Padilha, a coordenadora do CRAS Geneci dos Santos, servidores municipais da Assistência Social e oficineiros.

O evento contou com a participação de mais de 120 usuários, que se revezaram entre as atividades realizadas no dia, sendo elas: bingo, contação de piadas, apresentação do Coral da Melhor Idade, música ao vivo, brincadeiras e danças. Todos participaram também do almoço, cujo cardápio foi carreteiro de taxo.