Ouvidoria faz pesquisa de avaliação dos serviços públicos municipais

22/09/2017 | Por: Elenara de Oliveira

Uma iniciativa da Administração Municipal de Três Passos, a Ouvidoria foi criada no mês de maio através da Lei nº 5.252/2017, e desde lá vem cumprindo seu papel: aperfeiçoar as formas de comunicação da população com o Poder Executivo.

Conforme o assessor de ouvidoria e relacionamento, Paulo Farias, já são mais de 160 demandas formalizadas e todas elas encaminhadas para o setor competente. A maioria dessas manifestações refere-se a solicitações de serviços com um índice de resolução que supera os 60%. “Estamos conseguindo ampliar as formas de envolvimento popular e comunitário nos processos de decisão e execução dos serviços públicos municipais”, ponderou ele.

A Ouvidoria Municipal é uma ferramenta de participação na gestão pública, levando em conta este objetivo, também são realizadas pesquisas de avaliações nas repartições do Município.

Inicialmente as avaliações ocorreram pelas unidades de saúde, estando em sua segunda etapa. “Através de um questionário, os usuários são convidados a opinar sobre a qualidade do atendimento e dos serviços prestados”, explica o ouvidor.

O levantamento serve de base para identificar falhas e validar as boas práticas em todos os setores. Neste momento, a Ouvidoria está na fase de análise de todos os questionários respondidos. Nesta etapa foram disponibilizadas urnas em 11 locais, abrangendo as oito ESFs, o CAPS, o NASF e a sede da Secretaria. Foram mais de 1.700 formulários preenchidos e destes mais de 300 apresentavam demandas específicas.

“Esta avaliação resulta em um documento, onde são elencadas todas as demandas, como está de um modo geral e individual o atendimento no setor, para depois, com o resultado em mãos, ajustar o que for necessário”, salienta Farias.

O canal vem de encontro com o objetivo da gestão que é inovar e administrar com transparência, dando respostas aos cidadãos sobre suas necessidades, além de atender à Lei de Acesso a Informação e sua criação é sugerida e avalizada por órgãos de fiscalização como o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A Administração Municipal entende que qualquer demanda apresentada, seja ela denúncia, crítica, reclamação, sugestão, elogio ou solicitação, será tratada como prioridade.

Para contatar a Ouvidoria Municipal basta dirigir-se pessoalmente à Rua Salgado Filho, 125, prédio onde funciona a Agência FGTAS/SINE, ou entrar em contato pelo telefone/Wathsapp (55) 999 790 444, site do município: www.trespassos-rs.com.br ou e-mail: ouvidoria@trespassos-rs.com.br.