Representantes do Polo Três Passos participam de Encontro Regional

23/08/2017 | Por: Elenara de Oliveira

A coordenadora do Polo UAB de Três Passos, professora Janete Beatris Ledur Kozloski e a responsável técnica do Polo, bacharel em Informática Sara Raquel Levy de Oliveira, participaram nos dias 14 e 15 de agosto, no Polo UAB de Apoio Presencial da UFRGS, em Porto Alegre, do Encontro Regional de Coordenadores de Polo da UAB da Região Sul.

O evento foi promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação que atua na expansão e consolidação do ensino superior no País.

Reunindo cerca de 100 participantes, dos Estados do RS, SC e PR, o evento contou com dois dias de palestras, oficinas e plenárias, colocando em pauta temas como gestão nos polos UAB, ações conjuntas, mapeamento dos alunos, portabilidade e disciplinas em rede e evasão.

Os integrantes da mesa destacaram a importância de a discussão sobre os rumos da educação a distância no Brasil para melhor entender as demandas e por suprir as necessidades e expectativas do futuro da educação superior.

Conforme ressalta a coordenadora do polo, a Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferecem cursos de níveis superior e técnico a população através do uso das tecnologias.   “O sistema UAB propicia a articulação, interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal com as universidades públicas, tendo como gerenciador a CAPES, órgão do Ministério da Educação”, ressaltou.

Ainda, ela pontuou que o Polo de Apoio Presencial/UAB existe para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, para efetivação do ensino-modalidade EAD, onde os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso a biblioteca e laboratórios de diversas áreas, atividade que é sumamente importante para a positividade do programa.

Em Três Passos, o Polo é mantido pela Prefeitura Municipal, e está localizado na rua Cipriano Barata 239, no Bairro Érico Veríssimo. Maiores informações podem ser adquiridas pelos telefones 55 3522-0448, 999484440 ou através do e-mail coordenacaopolotrespassos@gmail.com