25/08/2017 | Por: Elenara de Oliveira
O prefeito Municipal de Três Passos, Zé Carlos Amaral, esteve na Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), em Porto Alegre, hoje pela manhã, 24 de agosto, para tratar sobre a UPA do município.
Na ocasião, o prefeito juntamente com o coordenador Geral da Famurs, Luciano Machado, o superintendente da Famurs, Flávio Smaniotto, e o assessor técnico da Área de Saúde da Famurs, Paulo Azeredo Filho, definiram formar um Grupo de Trabalho (GT) envolvendo todos os municípios do RS os quais têm UPAs em construção, prontas ou em estudo de implementação.
O GT, será liderado pelo prefeito de Três Passos, município onde as negociações com o Ministério da Saúde estão mais avançadas. “Encaminhamos três projetos para análise do Ministério da Saúde”, informou o prefeito, acrescentando ser este, “um momento de união na busca de alternativas de custeio e abertura destas Unidades”.
Ainda, o prefeito destacou todo o apoio recebido da FAMURS, especialmente, do assessor técnico da Área de Saúde, que tem intermediado as questões da pasta junto à Secretaria de Saúde do Estado e ao Ministério da Saúde.
De acordo com a FAMURS, a primeira reunião do GT já foi marcada para o dia 06 de setembro, às 14 horas, na entidade, em Porto Alegre, onde todos os 11 municípios envolvidos, que enfrentam o mesmo problema, apresentarão suas realidades, estrutura e posicionamento sobre o que fazer.
*Prefeito reivindicou recursos para o Hospital de Caridade
Também, em Porto Alegre, o prefeito Zé Carlos esteve no Fundo Estadual da Saúde, onde conversou com a assessora Adriana. Ele foi enfático ao solicitar que sejam repassados pelo Governo do Estado os recursos que estão em atraso para o Hospital de Caridade.
Já no Departamento Estadual de Atenção Básica, buscou fazer uma avaliação da Atenção Básica Municipal junto com à Secretaria Estadual de Saúde, avaliando ações e resultados alcançados com a estrutura que o Município tem na área.