Avicultura e Piscicultura foram temas de Tarde de Campo

25/08/2017 | Por: Elenara de Oliveira

Tendo como objetivo principal aprofundar os conhecimentos na avicultura de corte, avicultura de frango colonial e piscicultura, observando o dia-a-dia das famílias que trabalham neste ramo da agricultura, a Secretaria Municipal de Educação de Três Passos através do Programa Semeando realizou uma Tarde de Campo, neste dia 23 de agosto.

O evento foi realizado na propriedade da família De Potter de Linha Santo Antônio, que tem como atividade principal a criação de frango colonial, a qual proporciona um complemento mensal da renda da família. E também, na propriedade da família Greter de Linha Turvo, que trabalha com a produção de frango de corte no sistema intensivo e também a piscicultura.

Conforme a orientadora do evento, professora Lisiane Rocha, a tarde de campo foi planejada através das aulas técnicas do Programa Semeando, onde primeiramente trabalhou-se a parte teórica das atividades agrícolas.

Já a coordenadora do Programa Semeando, professora Katiusca Müller, ressaltou que a realização da Tarde de Campo se dá pela necessidade de propor alternativas de atividades que possam proporcionar renda na propriedade rural.

Ela completou, dizendo ser esta proposta de atividade, uma forma de incentivar os alunos das Escolas do Campo a permanecerem e ou dar a sucessão nas propriedades, bem como, promover a viabilidade da pequena propriedade rural através da implantação de alternativas de produção que possam gerar renda e qualidade de vida a quem trabalha no campo.

O evento contou com o apoio técnico da Secretaria Municipal da Agricultura e Emater.

ATIVIDADES NO MUNICÍPIO

A avicultura de corte, a avicultura de frango colonial e a piscicultura são atividades que ainda estão em fase de implantação no município. A avicultura de corte vem tendo grandes investimentos e incentivos por parte da Administração Municipal, e está em grande expansão, proporcionando uma diversificação de produção para muitos agricultores familiares.

A piscicultura é uma atividade pouco desenvolvida no município, no entanto, também é incentivada pela Secretaria Municipal da Agricultura que realiza a campanha de alevinos para os produtores interessados. Mesmo não sendo uma atividade de grande produção no município, o produto tem mercado de consumo garantido, tornando-se uma ótima alternativa de renda para muitos pequenos produtores rurais do município de Três Passos.