Fruticultura é incentivada em Três Passos

14/07/2017 | Por: Elenara de Oliveira

A Secretaria Municipal de Agricultura de Três Passos através do Programa Municipal de Diversificação da Agricultura Familiar auxiliou três fruticultores na aquisição de mudas frutíferas.

Os fruticultores Gerson Kepke, Alcindo Longhi e Elbio Voltz que já se dedicam há alguns anos a atividade, estão ampliando e renovando os seus pomares com pêssego, figo e videiras.

Através de visitas e acompanhamento técnico, a Secretaria através do seu técnico responsável pelo programa, Lauri Kanitz, auxiliou na escolha das variedades mais indicadas para o clima e as condições de nosso município. “Foram adquiridas mudas de variedades desenvolvidas pela EMBRAPA, e indicadas para a nossa região”, explicou.

Ao todo foram 500 mudas adquiridas de viveiro do município de Farroupilha. O viveiro está credenciado junto ao Ministério da Agricultura, e possui o Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM), produzindo mudas de qualidade superior livres de pragas e doenças.

Para o secretário Municipal de Agricultura, Evandro Colombo, estas atividades visam a diversificação das propriedades rurais com geração de renda e oportunidade para as famílias do meio rural. Ele destaca ainda, que alguns fruticultores que hoje investem em Três Passos, há alguns anos tiveram que sair de suas propriedades por falta de oportunidades, e foram trabalhar de diaristas nos pomares da serra gaúcha.

Muitos destes produtores decidiram voltar para suas propriedades, e hoje estão produzindo frutas de qualidade aqui no município, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.