Secretaria Municipal de Saúde alerta: adolescentes devem ser vacinados contra HPV e Meningite

23/06/2017 | Por: Elenara de Oliveira

- Pais ou responsáveis devem levar seus filhos adolescentes na sua unidade de saúde de referência portando Cartão SUS e Carteira de Vacina para receber a imunização -

O Calendário Básico de Vacinação do Ministério da Saúde passa por constantes alterações, de acordo com dados epidemiológicos de sua população, nas diferentes faixas etárias e gênero.

Neste ano de 2017, foi acrescida no grupo dos adolescentes as vacinas Meningocócica C para meninos e meninas entre 12 e 13 anos em dose única e a vacina contra o HPV para os meninos entre 11 e 14 anos. Para as meninas já constava no esquema básico e continua entre 9 e 14 anos, esta com esquema de duas doses, sendo a segunda dose 6 meses após a primeira, completando assim o esquema.

Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos, reforça a importância de todos adolescentes que estão nessa faixa etária e que ainda não se vacinaram, procurar sua unidade de saúde de referência para receber a vacina.

O adolescente Guilherme Cavalini de 12 anos, é um exemplo. Ele, acompanhado de sua mãe Romilda do Nascimento, assim que souberam que havia as vacinas disponíveis procurou a ESF Pindorama para a imunização.

A coordenadora Municipal do Programa de Imunizações, enfermeira Taís Trombetta Dalla Nora, lembra que os meninos e meninas devem levar junto o cartão do SUS e o cartão de vacinas. “Sugerimos que o adolescente vá acompanhado de seu responsável”, pontuou ela, enfatizando que “a prevenção ainda é a melhor alternativa! ”

A procura pela realização destas vacinas está baixa no município, por isso há uma preocupação de que os pais fiquem atentos ao Calendário Vacinal e procurem sua unidade de saúde para obter informações.

MAIS INFORMAÇÕES:

A vacina Meingococica C protege contra doença sistêmica causada pela Neisseria meningitidis do sorogrupo C, bactéria que pode causar inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central (meningite) e infecção generalizada (meningococcemia).

A vacina contra o HPV protege contra 4 subtipos do vírus o 6, 11, 16 e 18 (sendo considerados os mais agressivos), que é o agente causador da maior parte do câncer de colo do útero vulvar, vaginal e anal, lesões pré-cancerosas ou displasias, verrugas genitais e infecções causadas pelo papiloma vírus humano (HPV), assim como verrugas e câncer de pênis.

Ressalta-se que embora seja feita a vacina contra o HPV, não fica dispensado o uso da camisinha quando iniciada a vida sexual, uma vez que há outros subtipos do vírus do HPV e outras DST’s que apenas são prevenidas por meio do uso do preservativo. Assim como, não fica dispensado a realização do exame preventivo de câncer do colo do útero para as mulheres que receberam a vacina na adolescência.