Incentivo à permanência no meio rural

20/06/2017 | Por: Elenara de Oliveira

- Parceria entre Administração Municipal e Casa Familiar Rural possibilita realização de projeto para capacitar e incentivar jovens a ficar na propriedade -

A Administração Municipal de Três Passos recebeu no dia 14 de junho, visita da Casa Familiar Rural Santo Isidoro de Frederico Westphalen, representada pela coordenadora pedagógica Dulcinéia Zonta e do monitor técnico Mateus Stival.

Na oportunidade foram recebidos pelo prefeito Municipal Zé Carlos Amaral e pelos secretários Municipais Evandro Colombo de Agricultura, Neiva Becker de Educação e Carlos Bourscheid de Planejamento, os quais destacaram o fortalecimento e a importância da parceria.

As Casas Familiares Rurais trabalham com a pedagogia da alternância, que busca incentivar os jovens rurais e seus familiares no intuito de garantir a sucessão familiar e da propriedade. “Através desta metodologia os jovens permanecem uma semana na Casa Familiar Rural buscando a capacitação como futuros agricultores e duas semanas permanecem em casa com suas famílias, desenvolvendo o seu projeto profissional de vida”, explicou o secretário da agricultura.

Através de uma formação completa formam-se lideranças, cidadãos responsáveis preparados para atuarem em suas comunidades, sendo que os jovens adquirem a certificação de Ensino Médio.

O município de Três Passos possui seis jovens em formação, onde na oportunidade, o monitor e a coordenadora, acompanhados pela Secretaria Municipal de Agricultura realizaram visitas as propriedades para conversar com as famílias e acompanhar os seus projetos.

Na avaliação da Administração Municipal, este projeto é de suma importância considerando que o nosso município é essencialmente agrícola e existe uma preocupação de incentivar e capacitar os futuros agricultores.