Administração Municipal participa do Seminário "O Municipalismo em Debate"

09/06/2017 | Por: Elenara de Oliveira

Entendendo ser este momento de reinicio de mandato, importante para buscar subsídios na execução da nobre tarefa de administrar o município, o prefeito Municipal de Três Passos, Zé Carlos Amaral, acompanhado do secretário Municipal de Planejamento, Carlos Bourscheid, participou do Seminário Rio-Grandense de Administração Pública Municipal.

Com o tema central “O Municipalismo em Debate”, o evento promovido pela Delegações de Prefeituras Municipais (DPM), gratuito aos prefeitos associados, aconteceu nestes dias 08 e 09 de junho, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

O objetivo do curso foi propiciar aos prefeitos e todos aqueles que compõem a equipe administrativa de Executivos, Legislativos, autarquias e fundações, uma visão atual, abrangente e prática sobre os assuntos mais polêmicos que envolvem a atuação da administração pública.

“Este curso ajuda a nos preparar e dar segurança nas ações administrativas. Uma oportunidade de início de mandato, na busca da excelência dos serviços públicos e da melhoria da qualidade de vida da população”, avaliou o prefeito.

Entre os assuntos abordados no curso estiveram: a importância da relação harmônica entre Executivo e Legislativo e seu reflexo no implemento de políticas públicas voltadas para o bem comum; os instrumentos do controle interno e externo aos quais estão sujeito o município e o gestor; os desafios da gestão de pessoas no serviço público municipal; as novas formas de auxílio do Poder Público às entidades locais (Lei 13.019/14); adoção de instrumentos de controle financeiro e orçamentário; ativismo judicial; receitas tributárias; judicialização de questões de interesse municipal; e troca de experiências municipalistas.

O evento marcou o encerramento da extensa agenda do prefeito Municipal de Três Passos na Capital Gaúcha.