Relógio Biológico incentiva o resgate e utilização das plantas medicinais em Três Passos

06/06/2017 | Por: Elenara de Oliveira

- Projeto desenvolvido nas escolas municipais do campo, conta com a participação dos pais e alunos, incentivados à produção de remédios para o tratamento de diversas doenças -

O “Uso e Conhecimento das Plantas Medicinais” foi o tema trabalhado durante o mês de maio nas escolas municipais do campo, no Município de Três Passos, nas aulas técnicas do Programa Semeando.

Conforme a coordenadora do programa, professora Katiusca Müller, esta atividade é uma continuação do projeto desenvolvido há 3 anos nas quatro escolas do campo com a construção do Relógio Biológico, o estudo e a utilização das Plantas Medicinais na saúde popular.

O projeto do Relógio Biológico foi desenvolvido tendo como objetivo principal o resgate do conhecimento e utilização das plantas medicinais. “Uma cultura passada de geração em geração que vem se perdendo ao longo dos últimos anos”, ponderou a coordenadora.

Com a implantação do Relógio Biológico nas escolas, os alunos foram responsáveis em identificar e trazer as mudas dos chás para serem plantadas. Após o plantio, o próximo passo do projeto seria a utilização das plantas para a produção de remédios que possam ser utilizados pelas famílias dos alunos no tratamento de diversas doenças.

Nesse sentido, o projeto teve como ponto alto, a realização de uma Tarde de Campo, de 22 a 25 de maio, para produção de xarope para a gripe, olina caseira e pomada de confrey tendo como diferencial o envolvimento de toda a comunidade escolar.

Participaram, além dos alunos, seus familiares os quais ajudaram a identificar e trazer de casa muitas das plantas utilizadas para a produção dos remédios. Também, a Tarde de Campo contou com a colaboração da senhora Renilda Frederich, presidente do Clube de Mães 09 de Junho, da localidade de Feijão Miúdo. Ela foi a responsável em coordenador a produção dos remédios, tendo em vista o seu grande conhecimento sobre plantas medicinais. “A produção de remédios caseiros vem sendo uma constante no nosso clube de mães”, informou Renilda.

Na avaliação da orientadora do projeto Relógio Biológico, professora Lisiane Rocha, “houve grande repercussão nas comunidades a realização desta Tarde de Campo, despertando o interesse na troca de conhecimentos e saberes populares e também na troca das mudas das Plantas Medicinais”.

A prática foi realizada nas Escolas de Ensino Fundamental Bispo Pedro Fernandes Sardinha do Distrito da Barra da Romana, Dom João Becker do Distrito do Santo Antônio, Guia Lopes do Distrito da Floresta e Wally Elisa Hartmann do Distrito do Erval Novo.