Avaliação das Metas fiscais do 1º quadrimestre de 2017

19/05/2017 | Por: Elenara de Oliveira

No dia 18 de maio, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Três Passos, foi realizada uma Audiência Pública para avaliação das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2017. A audiência foi organizada pelo Poder Legislativo.

Na oportunidade, o Poder Executivo do Município de Três Passos, representado pela secretária Municipal de Finanças, Mara Quinot Both, explanou acerca do resultado primário e nominal do período analisado, com vistas ao cumprimento de metas fiscais.

São considerados riscos fiscais todos os eventos que venham impactar negativamente nas contas públicas, sendo que são considerados os riscos orçamentários e os riscos da dívida. O primeiro, para análise do principal indicador de solvência do Setor Público, e o segundo, para verificação do comportamento da Dívida Fiscal Líquida municipal.

A secretária avaliou, ao final da audiência, que os resultados permitem concluir que os gastos públicos estão sendo controlados de acordo com a arrecadação municipal, demonstrando equilíbrio nas contas públicas municipais.

“Temos um resultado primário positivo de R$ 4.933.693,64, tendo em vista ser um quadrimestre com arrecadação elevada, que tende a equalizar no decorrer do próximo quadrimestre, vez que a arrecadação de maio a agosto diminui comparada com outros meses”, explicou ela.

Também, o Poder Executivo, conforme salientou a secretária, demonstra diminuição da Dívida Consolidada, tendo em vista o cumprimento das obrigações municipais. “Em especial, a amortização da dívida é possível a partir de um controle das contas municipais”, ponderou ela.

.