Três Passos presta homenagem a João Padilha do Nascimento

29/12/2016 | Por: Elenara de Oliveira

- Consta na história que ele foi o primeiro morador e responsável pelo nome do município -

No dia em que Três Passos comemorou seus 72 anos de emancipação político-administrativa, o município lembrou de quem começou a sua história, seu primeiro morador, o ilustre cidadão João Padilha do Nascimento e sua esposa Horizontina Padilha do Nascimento (ambos in memoriam).

O ato ocorreu no dia 28 de dezembro, data do Aniversário de Três Passos, na entrada do Cemitério Municipal onde uma placa em homenagem a estes dois pioneiros foi colocada.

Participaram da homenagem autoridades municipais, entre elas o prefeito Municipal Zé Carlos Amaral, o vereador Ido Rhoden representando o Legislativo, além da senhora Jussara Stumm, representando à comunidade trespassense, e o Major Paulo Roberto Nascimento, neto representando à família dos homenageados.

LEMBRE UM POUCO DA HISTÓRIA DE TRÊS PASSOS E DO HOMENAGEADO, JOÃO PADILHA DO NASCIMENTO:

Vamos reportar-nos ao passado, mais precisamente ao ano de 1882 quando foi instalada uma construção para pouso e descanso para os viajantes e animais, na margem esquerda da picada geral do Rio Uruguai, distante 35 quilômetros da Colônia Militar.

Este local fora escolhido por contar com três córregos de água potável, que serviam a homens e animais, recebendo a todos os viajantes com a generosidade de uma natureza ainda intocada.             Inicialmente, o local foi chamado de “Pouso dos Três Passos” e logo começou a atrair os colonos, dadas a sua localização, terra fértil e excelente oferta de água.

Em 1913, foi extinta a Colônia Militar e o lote onde estava localizado o pouso foi cedido a João Padilha do Nascimento, bem como, outros lotes da picada geral foram cedidos para luso-brasileiros. Seis anos mais tarde, chegaram à região os primeiros colonos descendentes de alemães e italianos, ocupando, então o território de Três Passos, Crissiumal, Humaitá, São Martinho, Boa Vista do Buricá, entre outros.

Com o crescimento do povoado, chega o momento de transformá-lo em município. Isto ocorreu no contexto da 2ª Guerra Mundial, em 28 de dezembro de 1944, sob o Decreto Lei n° 716, foi criado o 92° município do Rio Grande do Sul, sob o nome de Três Passos.

Consta na história, que João Padilha do Nascimento foi o primeiro morador de Três Passos.

Nascido no ano de 1863, filho de Belizario Gomes Correa e Belamira Candida do Nascimento, era Soldado do Exército Brasileiro, tendo ido para a reserva remunerada, aposentadoria, em janeiro de 1900.

Casou-se com a baiana Horizontina Maria da Costa, em 1888. Deste casamento tiveram 12 filhos, todos falecidos: João Filho, Adelaide, Marcelina, Aristotelina, Pedro, Feliciana, Sabino, Eugenia, Tulio, Carlisso, Laudelino e Geni.

A família Padilha do Nascimento é numerosa, tendo um vasto número de netos, bisnetos, trinetos, tataranetos que compõe os galhos da árvore genealógica, os quais descendem do caule João e Horizontina.

João Padilha do Nascimento faleceu no, então, Distrito de Alto Uruguai, no dia 17 de janeiro de 1947, aos 84 anos.

Foi sepultado no cemitério do Distrito de Alto Uruguai, após foi transladado seus restos mortais, pelo filho Tulio Padilha do Nascimento, e colocado junto da esposa, Horizontina da Costa, ambos sepultados neste Cemitério.

*As informações para este breve histórico, são de fonte do Major Paulo Roberto do Nascimento com colaboração de Jussara Stumm e Claiton Biberg.