Administração Municipal e Hospital de Caridade tratam sobre o SAMU

29/11/2016 | Por: Elenara de Oliveira

- Principal entrave no oferecimento do serviço está na falta de pagamento e reajuste de valores por parte do Governo do Estado -

Uma reunião no Gabinete Municipal na tarde desta segunda-feira, dia 28 de novembro, com o prefeito Zé Carlos Amaral, Comissão Especial de Apoio, Hospital de Caridade e Coordenadoria Regional de Saúde tratou da continuidade do SAMU em Três Passos.

O objetivo da reunião foi encontrar alternativas para solucionar o caso do SAMU no município, onde o entrave principal são os atrasos nos pagamentos por parte do Governo Estadual, bem como, a defasagem no valor repassado.

Desde a implantação do serviço no município, o valor mensal pago ao SAMU sofreu pequenos reajustes por parte do Governo, que deve R$61.392,54 referente a 06 parcelas nos anos de 2014 e 2016.

Conforme a Comissão Especial de apoio ao Hospital, instalada pela Administração Municipal, o Município pode trabalhar de forma limitada dentro daquilo que estabelece a Portaria.

Para o prefeito esta circunstância se deve à grave crise pela qual o Estado e País estão passando. “Se os recursos estivessem em dia nada disso precisaria estar acontecendo”, afirmando que: “nós queremos ajudar o Hospital, em contrapartida, que a entidade  economize e racionalize”.

A Comissão faz um estudo minucioso dos contratos com o Hospital no sentido de poder melhorar o convênio mensal existente entre a casa de saúde e o Poder Executivo, e além disso, encontrar novas alternativas de recursos.

Na reunião, o Hospital sinalizou a devolução do SAMU, caso não seja encontrada uma solução, pois conforme o presidente Ademir Dreier, este é um serviço deficitário à entidade. Da mesma forma, o coordenador Regional de Saúde Fernando Panosso afirmou que se o pagamento não for regularizado e alternativas encontradas, “a única alternativa é devolver o SAMU”, afirmou.

A reunião contou com a presença além o prefeito Municipal, do presidente do Hospital e do coordenador Regional de Saúde; a diretora Elaine, a procuradora Geciana Sefrin, a secretária Municipal de Saúde Maria Helena Krumenauer, o contador Rubens da Rosa e a assessora Adelaide Hertz.