Três Passos sediou o Seminário Regional do Leite

11/11/2016 | Por: Elenara de Oliveira

- Evento debateu a necessidade de ações e políticas públicas mais eficazes para o setor -

A cadeia produtiva do leite foi tema de debate hoje pela manhã em Três Passos, por ocasião do Seminário Regional do Leite promovido pela Associação dos Municípios da Região Celeiro (AMUCELEIRO) com apoio da Administração Municipal.

Estiveram reunidas lideranças regionais, dentre elas prefeitos, prefeitos eleitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores, sindicatos, cooperativas, empresas, representantes de entidades, instituições de ensino e produtores de leite.

Fizeram parte da mesa oficial o presidente da Amuceleiro e prefeito de Tiradentes do Sul, João Carlos Hickmann; prefeito anfitrião Zé Carlos Amaral, prefeito de Chiapetta Osmar Khun, presidente do Corede Celeiro Carlos Eugênio Azevedo dos Santos, o gerente Regional da EMATER Carlos Alberto Turra, o secretário Municipal da Agricultura de Três Passos Evandro Augusto Colombo e o produtor, um dos coordenadores do projeto Construindo Leite Vagner Sangiovo.

O prefeito Zé Carlos Amaral, fez a abertura do evento, enfatizando da sua importância na busca de soluções para o setor que vive hoje uma incerteza, principalmente, pela comercialização da produção. “Hoje estamos dando o primeiro passo de forma conjunta para encontrar alternativas a fim de manter nosso produtor na atividade, além disso, as informações coletadas nos darão base para construção de políticas públicas de incentivo ao setor leiteiro”, ponderou.

Inicialmente, o assistente técnico regional na área da bovinocultura de leite da Emater, Oldemar Weiler, apresentou um estudo concluído nesta semana que aborda o Cenário da Produção de Leite, realizado pelo zootecnista da Emater, Jaime Eduardo Ries.

“Em termos mundiais, a demanda por leite segue baixa o que se reflete em queda significativa nos preços dos principais produtos lácteos”, explicou Weiler. O estudo diz que este fenômeno é explicado pela redução nas compras por parte da China e da Rússia, os dois maiores importadores mundiais, a partir do segundo semestre de 2014.

Na ocasião, o produtor Vagner Sangiovo, junto de outros coordenadores do projeto do Construindo Leite explicou da sua finalidade e objetivos. “O objetivo do projeto é o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, que hoje sofre com a falta de garantias ao produtor quanto ao pagamento e aos resultados da qualidade do seu leite”, enfatizou.

Após as apresentações do Seminário, o prefeito Osmar e o presidente da Amuceleiro, conduziram o debate a respeito da valorização das atividades do homem do campo, dando os encaminhamentos finais.

De um modo geral, a linguagem em torno da situação do setor leiteiro é de uma só: união dos municípios em torno do assunto, criação de políticas de incentivos que determinem as condições necessárias aos produtores para manterem-se na atividade, fixar um preço mínimo para o produto e contratualização com empresas compradoras do produto.

DADOS DO CENÁRIO DA PRODUÇÃO LEITEIRA

A produção de leite em 2015 que somou 4,6 bilhões de litros, posicionou o Rio Grande do Sul como terceiro Estado em volume de produção no país, situando-se atrás de Minas Gerais, maior Estado produtor e do Paraná.

Somente em 2015, 8 mil produtores abandonaram a atividade, e conforme o levantamento da Emater, a metade do leite do Estado, vendido para indústrias, é produzido nos regionais de Ijuí, Santa Rosa e Passo Fundo, que juntos somam 59,4% do total)

O estudo concluiu que o incentivo as agroindústrias de processamento de leite poderá ser uma importante estratégia de inserção de produtores de forma mais qualificada ao mercado, principalmente naquelas regiões do Estado mais distantes das indústrias.