Três Passos incentiva Taekwondo

18/10/2016 | Por: Elenara de Oliveira

- Aluno começou na Oficina de Taekwondo da Assistência Social, e hoje, é destaque brasileiro na arte marcial junto com outros atletas trespassenses -

Propiciar e incentivar à prática de atividades físicas dando um sentido novo ao cotidiano de crianças e adolescentes, são objetivos das oficinas promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Três Passos através do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS.

Um exemplo é a Oficina de Taekowndo, que tem hoje em seu professor, Leonardo Marques Vieira, um ex-aluno. Com 18 anos, participando desde os 11 da Oficina, o professor hoje é campeão brasileiro faixa preta na categoria luta. O título foi conquistado no mês de setembro na cidade de Santa Maria durante a final do Campeonato Brasileiro.

Ele lembra de quando começou a participar da Oficina no ano de 2011, de cada degrau escalado representado pela troca de faixa, da participação em algumas competições, e agora, como professor habilitado para liderar os grupos e ensinar a luta de taekwondo.

Leonardo enfatiza que o maior legado que esta luta pode trazer para os usuários “são respeito, perseverança, obediência à hierarquia, persistência, responsabilidade, comprometimento e tornar o cidadão uma pessoa melhor”.

Além do oficineiro Leonardo, outros atletas do município estiveram participando do Campeonato Brasileiro. Entre estes, a estudante Eduarda de Cezaro Koehler, 13 anos, que ficou vice-campeã brasileira na categoria luta; ainda, Evandro Stolberg de Moura, 13 anos, estudante, que levou o título de campeão brasileiro na categoria luta.

*Oficina de Taekwondo agora faz parte da rotina de pessoas com deficiência

Desde o mês de agosto, a Oficina de Taekwondo passou a ser ministrada para pessoas com deficiência, em uma parceria da Associação para o Desenvolvimento do Taekwondo de Três Passos, APAE E Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

Inicialmente os treinos estão sendo realizados na sede da Associação para o Desenvolvimento, e conta com a participação do oficineiro Leonardo da Secretaria Municipal de Assistência Social. A oficina teve início com 08 pessoas com deficiência que frequentam a APAE e atualmente conta com 10 participantes.