União de esforços em prol do Hospital de Caridade de Três Passos

25/05/2016 | Por: Elenara de Oliveira

- Reunião discutiu alternativas que possam garantir apoio e resultados para que não se perca esse atendimento essencial à comunidade -

A CACIS - Câmara do Comércio, Indústria e Serviços - com apoio da Administração Municipal de Três Passos e comunidade trespassense, na tentativa de evitar o fechamento da UTI do Hospital de Caridade de Três Passos, realizou uma reunião na noite desta terça-feira, 24 de maio.

O objetivo foi discutir alternativas que possam garantir apoio e resultados para que não se perca esse atendimento essencial à saúde, que atende mais de 160 mil pessoas em âmbito regional.

Ao abrir a reunião, o presidente da CACIS, Alisson Müller, lembrou que o valor em atraso por parte do Estado ultrapassa a casa dos 1,7 milhões de reais, afetando também a situação econômica da cidade.

O presidente do hospital, Ademir Gilberto Dreier, ressaltou que não falta medicamento, e mesmo com o pedido de demissão dos médicos, nenhum paciente deixou de ser atendido, até agora. “Temos uma das melhores estruturas do Estado, e com investimento existe a possibilidade de termos outras complexidades ofertadas à nossa comunidade”, destacou Ademir. Ele garante que é possível alcançar equilíbrio entre custo e receita, desde que recebam os valores em atraso.

Representando a classe médica, o Dr. Silvio da Silva Neto lembrou que os médicos são a última classe que querem o fechamento do hospital. “Não queremos suspender o atendimento na UTI, mas não trata-se apenas de médicos. É uma equipe toda de profissionais sem receber pelo serviço prestado”, frisou.

O prefeito Municipal de Três Passos, Zé Carlos Amaral, deixou claro que o Governador do Estado está ciente da situação da saúde na cidade, e que são constantes as intervenções junto ao governo estadual para que o problema seja resolvido. O prefeito declarou que “certamente é a maior crise da saúde brasileira desde a Constituição de 1988”, mas que não se pode ignorar fatos, como o recente aumento de salários no legislativo do Estado.

ATO PELA SAÚDE ACONTECE NO DIA 03 DE JUNHO

A reunião, que teve ainda a participação de representantes da Câmara de Vereadores e movimentos em pró da situação da saúde em Três Passos, terminou com destaque à mobilização prevista para o dia 3 de junho.

A ideia é reunir o maior número de pessoas, para que a comunidade possa, em conjunto, atrair atenção dos órgãos responsáveis, e assim consigam evitar a suspensão dos serviços do Hospital. O manifesto está programado para as 11h, na Praça Reneu Geraldino Mertz.

*INFORMAÇÕES: Jornalista Carina de Oliveira, Jornal Atualidades, site:www.jornalatualidades.net/
*FOTOS: Cacis