19/03/2025 | Por: Christian Baum - Jornalista Reg. Nº 0021854/RS
Municípios do RS são incentivados a aderir ao SUSAF-RS para fortalecer agroindústria familiar
Na última quinta-feira (13/03), ocorreu no auditório da Produção da EXPODIRETO o Seminário "Adesão dos municípios ao SUSAF-RS", um evento de extrema relevância para o fortalecimento da agroindústria familiar no Rio Grande do Sul e para garantir a participação dessas empresas nas feiras agropecuárias. O encontro contou com a presença de representantes do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Três Passos, a médica veterinária Gabriela Flores de Mello e do médico veterinário Thiago Augusto Scapini.
O seminário foi promovido pela FAMURS e Secretaria de Agricultura do Estado, com apoio de diversas entidades, incluindo EMATER/RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Poder Executivo de Não-Me-Toque, AMAJA, AMASBI e AMPLA. Durante o evento, especialistas como a Dra. Rosane Collares Moraes, da Divisão de Defesa Agropecuária (DDA), e Marcelo Arruda, presidente da FAMURS, apresentaram os principais aspectos do Decreto 57.708, de 11 de julho de 2024, que estabelece as exigências para que os municípios possam aderir ao SUSAF-RS.
Atualmente, 168 municípios estão integrados ao SUSAF-RS, embora 30 deles tenham suas licenças temporariamente suspensas. Além disso, há 40 novos processos de adesão em andamento. A meta a longo prazo é que todos os 497 municípios gaúchos passem a integrar o sistema.
NOVAS REGRAS PARA FEIRAS AGROPECUÁRIAS
Durante o evento, também foram definidas regras para a participação de agroindústrias em feiras agropecuárias.
Os gestores municipais foram incentivados a desenvolver programas de qualificação para os profissionais dos Serviços de Inspeção Municipal e para colaboradores das agroindústrias. Além disso, foi sugerida a realização de novos encontros e seminários para esclarecer dúvidas e discutir melhorias na implementação do SUSAF-RS.
O evento reforçou a importância da adesão ao sistema para ampliar as oportunidades de comercialização dos produtos da agroindústria familiar gaúcha, promovendo a inclusão dos pequenos produtores no mercado formal e fortalecendo a economia regional.