Setor de Endemias de Três Passos realizou levantamento de infestação do mosquito AEDES AEGYPTI

02/01/2024 | Por: Christian Baum

O setor de endemias de Três Passos, através da coordenadora de equipe, Carmen Schlemer, informa que no final de 2023 a equipe realizou o chamado "Lira" -Levantamento de Índice Rápido, onde constatou que o município foi classificado com alto risco de infestação para o mosquito AEDES AEGYPTI, onde tiveram maior predominância pequenos depósitos de água não tratada (água da chuva), tais como baldes, bacias, pequenos tonéis, potes, lonas nos bairros de Três Passos.

A equipe vem atuando ativamente nas visitas dos pontos estratégicos, áreas comerciais, oficinas, cemitérios e domiciliares, orientando, identificando, tratando e eliminando criadouros. Ressalta-se que a colaboração da população é fundamental, pois episódios frequentes de chuvas elevam a possibilidade de proliferação do mosquito transmissor de vírus causadores de doenças chamadas de arboviroses. Dentre elas, destacam-se: Dengue, Zika e Chikungunya.Evitar água parada é a melhor maneira de evitar a infestação.

Confira medidas de prevenção:

- Tampar baldes;

- Limpar com esponja, água e sabão os potes de água dos animais, no mínimo um vez por semana;

- Limpar as calhas, que podem estar com folhas de árvores acumuladas, ocasionando umidade e para o correto escoamento da água;

- Limpar periodicamente as caixas de água e manter as entradas e saídas bem protegidas com sombrite, para evitar saída de mosquitos para o ambiente caso já tenham eclodido dentro da caixa de água, bem como fazer o uso de cloro nas mesmas;

- Verificar lonas que estão fazendo a cobertura de materiais de construção, lenha e outros objetos;

- Manter garrafas viradas com gargalo para baixo;

- Depositar o lixo para coleta seletiva nos dias corretos de coleta, evitando manter acumulado nos quintais;

- Manter a piscina com tratamento de cloro;

- Manter a limpeza do quintal, com grama e vegetação aparada, evitar acúmulo de madeiras, tijolos e restos de construção nos quintais a fim de evitar o alojamento e proliferação de insetos e animais peçonhentos.

A equipe vem intensificando as ações de pulverizações nas boca de lobo, que tem seu cronograma em andamento e todos os bairros serão contemplados.

Ainda no mês de Dezembro de 2023, foi implantado um novo método de acompanhamento e controle do mosquito Aedes Aegypti, chamado Ovitrampa, onde 50 armadilhas foram distribuídas no perímetro Urbano do município, contemplando todos os bairros, e de forma voluntária por parte dos moradores parceiros autorizando a colocação da mesma.

Este método tem como objetivo atrair a fêmea do mosquito até um recipiente com um atrativo onde ela faz a postura dos ovos, as armadilhas permanecem nos domicílios por 5 dias, após o material é recolhido pela equipe, levado para a contagem de ovos em laboratório com equipamento  de Lupa microscópica, adquirida com recursos próprios e que está instalada junto ao setor de endemias do município, após a análise o material onde possui ovos do mosquito é eliminado de forma adequada conforme orientação técnica.

Este novo método em sua primeira rodada de implantação já obteve êxito, onde 173 ovos de mosquito já foram eliminados do ambiente, a equipe estima que nos períodos de maior incidência do mosquito que se intensifica nos meses de fevereiro a maio mais de 1000 ovos sejam mensalmente eliminados do ambiente com este novo método.

A equipe está com base localizada junto ao CIAC-SUS, e a população pode entrar em contato através do telefone 55 9 9901-1853 (WhatsApp) ou via ouvidoria municipal.