RGE investe R$ 650 mil em aquecedores solares com apoio da Administração Municipal de Três Passos

20/01/2016 | Por: Elenara de Oliveira

Com o Programa de Eficiência Energética da RGE, Município conta agora com 250 beneficiadas com sistemas de captação de energia solar

A Rio Grande Energia, empresa do Grupo CPFL Energia, com apoio da Administração Municipal de Três Passos realiza investimento de R$ 650 mil para baratear a energia elétrica das famílias de baixa renda no município.

Por meio do Programa de Eficiência Energética da Empresa, 150 famílias enquadradas na Tarifa Social de Energia receberão sistemas de captação de energia solar para o aquecimento de água do banho, onde desde o início de janeiro deste ano, 79 já foram instalados.

Na manhã desta quarta-feira, dia 20 de janeiro, o prefeito Municipal de Três Passos, Zé Carlos Amaral, ao lado do gerente de relacionamento regional da RGE, Jonathan Eduardo Koenemann; do fiscal de projetos; Eder Raupp; e do engenheiro elétrico da Prefeitura, Ronaldo Funchal; estiveram visitando as casas onde já foram instalados os sistemas.

Uma das beneficiárias, dona Rosane Langer, moradora da Rua Andrade Neves, comemora o resultado na conta de luz e lamenta de o programa não ter chegado antes. “Já deu muita diferença no talão de pagamento que foi de R$177,00 para R$134,00. Pena que não tinha antes este programa”, informa ela, com apenas 18 dias que o sistema foi instalado na sua casa, onde residem também o esposo e a filha.

Para o gerente regional de relacionamento, a RGE vem cumprindo com o seu compromisso de contribuir para o desenvolvimento de suas comunidades. “Para que isso ocorra o apoio com a Administração Municipal é fundamental”, disse.

A Administração Municipal desde o início da gestão vem investindo em tecnologias inovadoras e renováveis. Com este Programa da RGE somado ao Programa PAC do Loteamento Dona Vanda, são ao todo 250 famílias beneficiadas com aquecedores solares.

O prefeito comemora mais esta conquista: “desde o início da nossa gestão buscamos sair do convencional, oferecendo à população muito mais benefícios que elas poderiam imaginar ter, como este, de ofertar as tecnologias inovadoras, dando a oportunidade de utilização de uma fonte limpa e renovável de energia, o que acarreta na diminuição dos gastos com eletricidade”, pontuou.

Além do Programa de Eficiência Energética da RGE, a Administração Municipal, em 2015, apostou em tecnologias inovadoras como o Programa Cidade Digital, modernizando o sistema de comunicação interno da Prefeitura e proporcionando a inclusão digital dos trespassenses através da internet gratuita.

COMO AS FAMÍLIAS SÃO BENEFICIADAS?

Com os equipamentos, o calor gerado pela energia do sol reduz a necessidade de utilização de energia elétrica para aquecimento da água do banho, por já vir pré-aquecida. Além de reduzir a demanda por energia em horários críticos, a população de baixo poder aquisitivo será beneficiada com a diminuição na conta de luz e terá a oportunidade de utilizar uma fonte limpa e renovável de energia.

O projeto capitaneado pela RGE inclui instalações civis, elétricas e hidráulicas necessárias ao funcionamento dos 150 sistemas de aquecimento de água do banho. As famílias beneficiadas pelo Programa de Eficiência Energética ainda participam de uma pesquisa social e receberão material educativo sobre o uso correto dos novos coletores solares.

A expectativa é de que os resultados alcançados com a execução do projeto sejam a economia de 321,20 MWh de energia por ano e a redução de demanda na ponta de 470 kW.

Além de Três Passos, a iniciativa já beneficiou 150 famílias em Júlio de Castilhos e a previsão e de 150 famílias sejam contempladas com o projeto em Três de Maio em 2016.

MAIS SOBRE O PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE - RGE), existente há 15 anos e elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica, a partir de ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, além de diversos outros atos.

Com um investimento de mais de R$ 145 milhões em 79 projetos realizados, o resultado foi de uma demanda evitada de 82.976 kW e de energia conservada de 280.030 GWh/ano.