Praça de Padre Gonzalez é alvo de pichação

11/01/2016 | Por: Elenara de Oliveira

- Lixo jogado no chão é outro problema registrado no local-

Mais um bem público do Município de Três Passos foi alvo de pichação. Na semana passada, o funcionário público da Prefeitura Municipal, responsável pela manutenção da Praça de Padre Gonzalez, constatou que o banheiro do local havia sido novamente pichado.

Frases de cunho de opinião pessoal foram escritas nas paredes externas das entradas do banheiro. Um ato repudiado pela Administração Municipal, que tem trabalhado na revitalização do patrimônio público, inclusive, ação de trabalho que consta no Planejamento Estratégico.

“Queremos deixar os ambientes públicos mais agradáveis para as famílias, com isso estamos investindo na revitalização desses lugares, conforme nosso plano de governo. Mas não podemos admitir que os próprios beneficiados com este trabalho, causem danos aos locais”, lamentou o prefeito Municipal, Zé Carlos Amaral.

Os atos também desagradam à população do distrito, que usufrui do local para vivenciar momentos de lazer com a família e praticar exercícios físicos.

Moradora há 15 anos no distrito, Nilse Neivert, 44 anos, tem sua casa localizada em frente à Praça. Ela conta indignada, que esta não é a primeira vez que os banheiros são pichados e que se sente lesada com o ato que polui e degrada o bem público. “Outras vezes a Praça já tinha sido alvo de pichação. É uma situação lamentável, pois as pessoas em vez de ajudar a cuidar um local tão bonito como este, fazem ao contrário, estragam e sujam”, ressalta ela.

Após os finais de semana, outro problema registrado na Praça é o lixo de consumação das pessoas que fica jogado ao chão. Cascas de frutas, papeis, garrafas pet de refrigerante, latas de cervejas e copos, passam a fazer parte do cenário.

“Várias vezes já juntei o lixo que fica atirado na grama e nas calçadas da Praça. Chega a ser vergonhoso o que encontramos. Me sinto triste com estas atitudes”, afirma Neiva.

O aposentado Lotário Noschang, 74 anos, que pratica atividades físicas na Academia de Ginástica localizada na Praça, diz ser repugnante a falta de conscientização das pessoas que usufruem o local.

“As pessoas jogam lixo no chão sem pudor algum, além disso, até parte da placa da Academia de Saúde, que indica a forma correta de fazer os exercícios, foi apagada e agora os banheiros novamente pichados”, lamenta o aposentado, acrescentando que “o pessoal deve colaborar mais, manter a higiene e limpeza do local, que é uma coisa boa pra comunidade”.

A Administração Municipal está tomando as medidas cabíveis para identificação dos responsáveis pelo ato. Além do prejuízo financeiro, a pichação causa dano ao patrimônio público e afeta a população que utiliza o local.

Pichação é crime

A pichação é um crime previsto na Lei 9.605/98 de Crimes Ambientais, artigo 65. Além da multa, os menores de 18 anos cumprem pena alternativa e os maiores são encaminhados à delegacia do Meio Ambiente e ao Juizado Especial Criminal. Os infratores também ficam impedidos de participar de concurso público municipal pelo período de dois anos.