Três Passos: Administração Municipal pede providências urgentes da Corsan para o restabelecimento de serviço de água

19/10/2023 | Por: Christian Baum

Constantemente a Administração Municipal de Três Passos vem tratando com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) sobre os investimentos já prometidos, e que precisam ser executados para implantar uma nova estrutura de captação de água em Três Passos.

As obras da nova captação junto ao rio Erval Novo, anunciadas em 2018, deveriam compreender a execução de uma casa de bombas mista de concreto e alvenaria e a instalação de dois grupos motor-bomba. Com vazão de 120 l/s, essa nova elevatória de água bruta terá cota mais elevada, a fim de evitar alagamentos pelas cheias do rio. Com isso, seria resolvido o problema causado pelas chuvas, que enchem o rio e alagam o ponto de captação da Corsan, ocasionando desabastecimento na cidade, considerou a própria Companhia, à época.

O prefeito, Arlei Tomazoni, encaminhou ofício, no dia 18 de outubro, manifestando preocupação com as constantes interrupções do abastecimento de água no município e cobrando providências urgentes para que o problema seja resolvido.

“Tivemos nova interrupção na data de ontem (17/10) que ocasionou graves consequências – hotéis, asilos, creches, escolas, empresas, além de residências dos munícipes estão sem água”, informou o prefeito, acrescentando que “não desconhecemos o fato de que as fortes e constantes chuvas dos últimos dias ocasionou o desabastecimento. Por outro lado, sabemos que as obras de ampliação e alteração do sistema de captação, no Rio Erval Novo, se arrastam desde 2018”, ponderou o prefeito.

O vice-prefeito, Rodrigo Ipê, destaca que “já sofremos anteriormente em razão de estiagens”, reforçando que, além disso, “as chuvas também têm sido motivo de interrupções no abastecimento do município”, pontuou.

A gestão municipal salientou que, enquanto Poder Concedente, requer especial atenção para o andamento e conclusão da obra o mais breve possível, além da busca de alternativas para a devida falta de abastecimento.

A Prefeitura Municipal de Três Passos possui convênio com a Corsan, a qual tem inteira responsabilidade no abastecimento de água, dessa forma, precisa urgentemente proporcionar mais segurança operacional ao sistema, com isso ampliando e qualificando o serviço oferecido à população.

Uma reunião está marcada para acontecer ainda hoje, quinta-feira, 19 de outubro, entre Administração Municipal e Corsan, além da Defesa Civil e outros órgãos do município.