Gripe aviária: medidas de prevenção são debatidas em Três Passos

01/08/2023 | Por: Elenara de Oliveira

Uma reunião nesta terça-feira, dia 1º de agosto, tratou sobre a gripe aviária, em virtude de o Rio Grande do Sul estar em estado de emergência em saúde animal para enfrentamento à doença.

Preocupados com a situação, a Administração Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) mantiveram encontro com o objetivo de traçar estratégias e ações de orientações quanto aos cuidados necessários para prevenir o surgimento da doença.

O alerta se dá em virtude de casos confirmados no Brasil, sendo a boa notícia que não há registros de gripe aviária na avicultura comercial ou na rede de subsistência do RS.

Conforme o presidente do STR, Erhardt Araldo Hepp, as medidas irão permitir uma resposta mais rápida para evitar que focos da doença aconteçam na região.

Para o inspetor veterinário, Guilherme Saldanha, é importante estarmos vigilantes e adotar medidas de prevenção, tanto para quem possui aviários, quanto para quem tem criação de aves para consumo próprio. “Quando o produtor verificar a mortalidade de aves ou animais doentes deve notificar a Inspetoria”, concluiu.

A secretária Municipal de Saúde, Maria Helena Krummenauer, ressalta que a transmissão não acontece entre pessoas, mas sim, da ave para a pessoa. Ela reforça ser importante a realização da vacina contra a gripe, disponível na Central de Vacinação do Município, pois ela protege contra a influenza aviária.

O prefeito, Arlei Tomazoni, ressaltou que apesar do RS não ter foco é necessário que a região fique em alerta e una esforços na prevenção da doença. “Cada um de nós precisa fazer a sua parte para continuarmos livres da gripe aviária”, ponderou.

Ainda participaram da reunião a diretora de Agricultura e Pecuária da Secretaria Municipal de Agricultura, Cristiane Bertaluci; a responsável pela Vigilância Epidemiológica, enfermeira Cássia Maia; a responsável pela Central de Vacinas, enfermeira Fancieli Gelain; e o médico veterinário da IDA, Paulo Werner.