Secretaria de Saúde realiza “reciclagem” sobre pré-natal aos profissionais da rede pública

13/02/2023 | Por: Talisson Lange

A Secretaria Municipal de Saúde reuniu na quinta-feira (09), os médicos e enfermeiros da atenção básica e do Hospital de Caridade de Três Passos (HCTP) para uma “reciclagem” sobre o pré-natal. A palestra conduzida em formato de diálogo, foi com a médica Ginecologista e Obstetra, Luciana Haupental.

A troca de informações girou em torno de orientações sobre atendimentos, exames preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a gestante, qualidade de consulta e manejo da gestante, parto, vasectomia e laqueadura.

Conforme a secretária de Saúde, Maria Helena Krummenauer, “o pré-natal tem o objetivo de monitorar a gestante, uma vez que ela passará a ter demandas fisiológicas relacionadas à gestação como por exemplo, a pressão arterial, o ganho de peso, a alimentação, o crescimento do bebê intrauterino, sua movimentação, ou seja, tudo que pode acontecer e trazer algum agravo no período”, concluiu.

O acompanhamento deve ser iniciado desde o momento da descoberta da gestação. Assim, as consultas podem ser realizadas, inicialmente, uma vez por mês (até a 28ª semana de gravidez); depois, de quinze em quinze dias (entre a 28ª e a 36ª semana); e, no final, semanalmente (a partir da 37ª).

A assistência do pré-natal bem estruturada pode promover a redução dos partos prematuros e de cesáreas desnecessárias, de crianças com baixo peso ao nascer, de complicações de hipertensão arterial na gestação, bem como da transmissão vertical de patologias como o HIV, sífilis e as hepatites.