Prefeito Arlei Tomazoni participa da Mobilização Municipalista promovida pela Confederação Nacional dos Municípios

18/10/2022 | Por: Talisson Lange

O prefeito municipal, Arlei Tomazoni, está em Brasília cumprindo uma extensa agenda de compromissos. Na manhã de terça-feira (18), acompanhado pelo presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Paulinho Salerno, participou da Mobilização Municipalista promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), liderada pelo presidente Paulo Ziulkoski.

Junto com mais de 500 gestores, os prefeitos manifestaram aos parlamentares o apoio pela aprovação e avanço de matérias que impactam os cofres públicos municipais. Na ocasião, um dos pontos discutidos seria a proposta sugerida pela CNM que amplia em 1,5% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) aos cofres municipais.

Outro ponto debatido é a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2015, que proíbe a criação de encargos para os Entes sem a devida previsão orçamentária, que aguarda a promulgação pelo Congresso. Se tratando de PEC, outra que entrou em questão foi a 253/2016, que permitia à CNM representar os Municípios de âmbito nacional propor Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) e Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC).

O PL 4175/2021, que estabelece critérios de atualização do piso do magistério pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), também foi destaque. Foi abordado sobre o levantamento da CNM que mostrou a preocupação com os Municípios que devem ultrapassar o limite de gasto com pessoal permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) em decorrência do reajuste do piso do magistério.

Ainda na área de Educação, pautas como a que trata da merenda escolar foram discutidas. A CNM defende a derrubada de vetos relativos à compensação do impacto nos recursos vinculados à Saúde e à Educação e à atualização do repasse da União aos Municípios da merenda escolar no exercício de 2023.

Ao final, o presidente da CNM realizou a leitura de uma Carta do Movimento municipalista destinada aos candidatos à Presidência da República. O documento sinaliza as principais preocupações e anseios dos gestores municipais para a próxima legislatura do Executivo Federal.