Secretaria de Assistência Social promove o 1º Workshop Rompendo o Muro do Silêncio

11/08/2022 | Por: Talisson Lange

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Três Passos promoveu no dia 11 de agosto, o 1º Workshop Rompendo o Muro do Silêncio, no Centro de Convivência Irmã Dulce (CCID).

O evento teve como público alvo as entidades e órgãos que integram a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, e ainda contou com a participação do prefeito Municipal, Arlei Tomazoni, do vice-prefeito, Rodrigo Ipê, e da secretária Municipal de Assistência Social, Rosani Antunes do Nascimento.

Na abertura do Workshop, o prefeito enfatizou que “infelizmente as leis no Brasil não são iguais para todos, mas que através de grupos como este, é possível melhorá-las”. Já o vice-prefeito ressaltou que “muitas vezes a violência doméstica está mais próxima de nós, do que acreditamos, e precisamos aprender a ver os sinais”.

A secretária Rosani, agradeceu a presença de todos e daqueles que trabalharam na organização do evento, destacando que é necessário cada vez mais unir forças e realizar ações eficazes contra a violência. “Fazê-las falar, denunciar, perder o medo de expor às autoridades competentes o que acontece dentro de casa, é uma das melhores maneiras de reduzir os indicadores de violência contra a mulher”, concluiu.

O tema central do evento foi ministrado pela assistente social e doutoranda em Geografia pela UNESP, Silvia Aline Ferreira, pelo viés de que a violência é um fenômeno social que acaba por dilacerar famílias, pessoas e comunidades; sendo a violência doméstica sinônimo de desigualdade de gênero e um dos problemas mais graves a serem enfrentados na sociedade.

Três Passos possui um Protocolo Municipal de Atendimento à Situação de Risco e Violação de Direitos da Mulher desde 2016 e buscou promover o debate através do Workshop, tendo em vista a importância do tema e para marcar o movimento Agosto Lilás, que faz referência à violência doméstica contra a mulher, a luz da Lei Maria da Penha.

Números no Brasil e no RS

Conforme levantamento do Datafolha divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, cerca de 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual neste ano. Já a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul identificou que no 1º semestre de 2022 houveram 55 feminicídios consumados e 114 feminicídios tentados. Além destes dados, 15.217 mulheres sofreram ameaças, 8.743 sofreram lesão corporal e 1.045 foram estupradas.