Maio Vermelho: câncer bucal é tema de discussão

04/05/2022 | Por: Talisson Lange

Estamos no “Maio Vermelho”, que, no calendário da saúde, são pautadas ações de conscientização sobre o câncer de boca. Em nome da Secretaria Municipal de Saúde, a dentista da ESF Sulserra, Lucimári da Costa, e a dentista da ESF Padre Gonzales, Janaine Sari, concederam entrevistas nas emissoras de rádio de Três Passos, nesta terça-feira (04), sobre este importante assunto.

Na oportunidade, explicaram que esse tipo de câncer é uma neoplasia maligna que afeta lábios e estruturas internas, como gengivas, bochechas, céu da boca e língua, como percebê-lo, o que podem causar e as atitudes que pode prevenir o câncer de boca, e que os postos de saúde do Município, o cidadão podem buscar o serviço de odontologia para fazer uma consulta.

Como diminuir o risco de câncer de boca?

• Reduzir o cigarro aos poucos, até abandoná-lo.

• Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

• Proteger os lábios contra os raios solares.

• Alimentar-se bem, com frutas, verduras e legumes.

• Manter uma boa higiene bucal.

• Visitar seu dentista a cada 6 meses e sempre que notar alguma alteração.

O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio.

O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer de boca.

A falta de higiene bucal, a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C, e a exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio.

O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde pode diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos uma vez ao ano.