Prefeito Arlei Tomazoni prestigia aniversário de 100 anos de Lauro Fink

18/01/2022 | Por: Talisson Lange

Lauro Alvis Fink é ex-combatente do 19º Regimento da Cavalaria Mecanizada de Santa Rosa.

O prefeito Arlei Tomazoni teve a honra de prestigiar no sábado (15), o aniversário de 100 anos de Lauro Alvis Fink. O ex-combatente foi homenageado em dois momentos, primeiramente em Santa Rosa (14), com honraria de todos os soldados do regimento e familiares.

Em Três Passos, familiares e convidados puderam compartilhar momentos de alegria e muito aprendizado com o centenário, que esbanja sabedoria e vitalidade.

Conforme o prefeito, Lauro Fink é uma história viva que merece ser prestigiada. “Precisamos aproveitar cada momento em que passamos com um homem que passou por tantos momentos marcantes da história da humanidade”, acrescentou.

Lauro é ex-combatente, serviu o exército brasileiro, foi convocado e treinado para participar da segunda guerra mundial. Reside em Três Passos desde 1934, onde construiu uma grande família.

História de Lauro Alvis Fink

Lauro Alvis Fink nasceu em Arroio do Meio, no dia 16 de janeiro de 1922. De pais humildes, tiravam da terra o sustento da família. Com 6 anos de idade, ele já tinha 5 irmãos mais velhos e 4 irmãos mais novos. Lauro tinha 14 anos quando chegou com seus pais à Três Passos, em 1934, na localidade de Padre Gonzales.

Chegando a maioridade, serviu o exército, com 8 amigos, após se tornarem voluntários na cidade de Cruz Alta. Ganhou destaque no clarim, pois tinha bastante fôlego e contava que, quando tocava o instrumento, o quartel inteiro escutava.

Permaneceu no exército por 5 anos, sendo convocado nesse período para a Segunda Guerra Mundial, passando por todos os treinamentos para ser um guerrilheiro.  Entre 6 voluntários para ir para guerra ele foi o único que se manifestou aos 18 anos.

Um dos momentos marcantes foi a época da convocação, quando ficou apavorado, dividido entre servir o país e a incerteza de nunca mais poder rever as pessoas que amava. De volta ao Rio Grande do Sul, foi morar na Linha Turvo, distrito do município de Três Passos, em Padre Gonzales, que estava no início de ser desbravado.

Aos 26 anos, o destino o fez conhecer sua então esposa, Wilma Zart, de Alto Diamantino, onde após um ano e meio de namoro, se casaram e tiveram seis filhos, e não demorou para os netos chegarem, quase todos juntos, nas décadas de 70 e 80.

Na década de 90, Lauro se aposentou do exército e com a dona Wilma foram morar na cidade de Três Passos. Com o tempo vieram os bisnetos, que hoje já adultos, presentearam seu Lauro e dona Wilma, com quatro trinetos.

Em 2004 dona Wilma faleceu. Essa foi um pouco da história de vida de seu Lauro, que em 100 anos, compartilhou muitos momentos de alegria com seus entes queridos.

Crédito Imagem. Darlan Vídeos.