Prefeito concede entrevista ao Programa Prefeitura Notícias

09/03/2020 | Por: Elenara de Oliveira

No programa de sábado, dia 07 de março, o prefeito Municipal, José Carlos Amaral, concedeu uma entrevista à jornalista, Elenara de Oliveira, para falar a respeito do grande momento vivido em Três Passos: a inauguração do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC/SUS).

O prefeito contou sobre o processo para se chegar até este momento e como será o funcionamento deste novo local que qualifica a Atenção Básica de Três Passos!

ELENARA: Boa tarde prefeito! Gostaria que o senhor falasse aos ouvintes, qual o significado desta grande vitória: colocar em funcionamento um serviço que corria o risco de ser mais uma obra sem utilidade, entre tantas no Brasil?

PREFEITO: Boa tarde aos ouvintes da 92 FM eaos munícipes! Realmente, vivemos um momento histórico para Três Passos, onde podemos dizer, com muito orgulho, que saímos de uma estatística assombrosa: o Brasil tem hoje cerca de 2 mil unidades de saúde que estão prontas, mas que não funcionam por diversos motivos, e tem, 220 UPAs, nesta mesma situação. Estes números representam mais de R$ 1 bilhão, em dinheiro público desperdiçado.

Diante disso, podemos dizer que o significado desta grande conquista – de colocar em funcionamento o CIAC/SUS – assim como, colocamos o Complexo Escolar e Esportivo em funcionamento – é uma sensação de dever cumprido em benefício da coletividade, ampliando e oferecendo serviços de qualidade, em áreas essenciais como educação e saúde.

É importante salientar: “com ZERO % de desperdício do dinheiro público em uma obra de R$3 milhões de reais”.

ELENARA: Quais serviços estarão em funcionamento no CIAC/SUS?

PREFEITO: Procuramos criar um modelo de serviço resolutivo, dinâmico e qualificado. Dessa forma, estarão integrando o CIAC/SUS:

- Uma Estratégia da Saúde da Família (ESF) ou seja, a unidade de saúde Erico Verissimo foi deslocada para o CIAC.

- O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF)

- A Central de Assistência Farmacêutica composta pela Farmácia Básica e do Estado)

- A Central de Imunização (onde todas as vacinas, a partir de agora, serão feitas apenas no CIAC, e não mais nas unidades de Saúde, evitando assim o desperdício) e

- A Central de Transporte Sanitário, que agrega o Programa Conduz Vida, onde também, a partir de agora, todo o embarque de pacientes para tratamento de saúde fora do município vai estar concentrado no CIAC/SUS, um lugar protegido e com todo o conforto que a população merece).

ELENARA: Quando o CIAC/SUS começa a atender? Qual será o horário de funcionamento e quantos profissionais irão compor a equipe?

PREFEITO: A partir dessa segunda-feira, a população já começa a ser atendida no CIAC/SUS, das 07h30 às 11h 30min, e das 13 às 17 horas.

Vão fazer parte da equipe, inicialmente: 2 médicos, 1 enfermeira, 1 nutricionista, 1 dentista, 1 psicóloga, 1 auxiliar de saúde bucal, 4 técnicos de enfermagem, 2 auxiliares de farmácia, 1 farmacêutico, 2 serventes, 1 coordenadora de transporte e 8 motoristas

ELENARA: Três Passos teve um papel importante no desfecho do caso das UPA’S, inclusive sendo o Município pioneiro a propor um modelo inédito para utilização das estruturas. Como o senhor, estando a frente desse movimento, avalia este percurso?

PREFEITO: Importante destacar que este percurso vem ocorrendo há mais de 10 anos. Mas entramos efetivamente na luta para que ocorresse uma reavaliação no modelo inicial da UPA - em 2017 - quando notamos que o financiamento para colocação do serviço em efetivo funcionamento era insuficiente. Na condição de prefeito liderei o movimento no RS junto à Famurs, para pressionar o Ministério da Saúde a publicar portarias, flexibilizando e readequando o uso da estrutura de acordo com a realidade de cada município. Conseguimos que ocorresse este feito histórico, tanto que o modelo de funcionamento do CIAC/SUS de Três Passos foi pioneiro, sendo utilizado por outros estados.

ELENARA: Prefeito Zé, mais alguma colocação para finalizar a nossa entrevista?

PREFEITO: Quero finalizar agradecendo, sem citar nomes, a todos aqueles que tiveram papel importante ao longo dessa trajetória para que hoje chegássemos neste resultado, que era tão esperado pela população.