Programa Cesta Básica é avaliado positivamente pelos servidores públicos municipais

03/06/2019 | Por: Elenara de Oliveira

- Desde sua instituição em 2014, mais de 25 mil cestas básicas foram entregues aos servidores -

Implantado em dezembro de 2014 através da Lei Municipal nº 5.250/2014, o Programa Cesta Básica contempla os servidores ativos da Prefeitura Municipal de Três Passos, buscando reduzir o absenteísmo.

A Administração Municipal de Três Passos por meio da Ouvidoria Municipal fez uma levantamento sobre o grau de satisfação dos servidores públicos municipais em relação à cesta básica.

A pesquisa foi realizada de 05 de abril a 05 de maio e contou com a participação de 569 servidores, do total de 674 que compõe o quadro da Prefeitura Municipal, perfazendo um percentual de 84% de participação.

“Número que mostra o engajamento dos setores da administração, superando a meta inicialmente prevista”, observou o ouvidor municipal, Paulo Farias.

O resultado mostra que a percepção geral dos servidores é extremamente positiva quanto ao alcance e os benefícios do programa, que recebeu na média geral a nota 9, comprovando o índice de satisfação.

Algumas mudanças pontuais serão realizadas na cesta básica no que se refere a produtos, sendo estes substituídos por outros com maior consumo, conforme apontamento e sugestão dos próprios servidores na pesquisa realizada.

Desde sua criação, foram mais de 25 mil cestas básicas entregues, em 56 meses de programa, onde para fazerem jus ao benefício os servidores municipais precisam cumprir um conjunto de regras.

Conforme o prefeito Municipal José Carlos, que propôs o projeto, a intenção da criação do programa foi para além de complementar a renda, valorizar os servidores municipais. No entanto, explica o prefeito, algumas regras devem ser observadas para obtenção do benefício. “Quem tiver faltas injustificadas ao serviço por qualquer período, perde o benefício”, exemplifica.

O programa é composto por dois tipos de cesta básica: o Tipo 01 e o Tipo 02, ambas contendo gêneros alimentícios, produtos de higiene e de limpeza, cabendo ao servidor optar por aquela que melhor contempla suas necessidades.

A Administração Municipal investiu na política social mais de R$3,5 milhões onde todas as compras dos itens, feitas através de processo licitatório, foram de empresas locais, portanto este recurso permaneceu no município.