Prefeito e vice fazem balanço do ano e falam das metas para 2018

15/12/2017 | Por: Elenara de Oliveira

O prefeito de Três Passos, José Carlos Amaral, e o vice-prefeito, Jorge Dickel, concederam entrevista à Rádio 92 FM, na manhã de quinta-feira (14), durante o programa Atividade. Os chefes do executivo municipal apresentaram um balanço das principais ações desenvolvidas pela prefeitura em 2017 e anunciaram novas obras para 2018.

A seguir, uma síntese, com as principais informações destacadas:

Reestrutura administrativa

Iniciada em janeiro, com redução do número de CCs e FGs, além de redução salarial para algumas dessas funções; congelamento dos salários de prefeito, vice e secretários, entre outras medidas de ordem administrativa, que possibilitaram ao município ter um reforço de caixa, em um ano muito difícil do ponto de vista econômico, mas em que a prefeitura conseguiu honrar com o pagamento em dia dos seus 678 servidores, inclusive com a antecipação de uma parte do 13º salário, além de uma possibilidade de antecipar a folha do mês de dezembro, com pagamento que pode ser efetuado até o dia 22, com o objetivo de incentivar também a circulação de recursos no comércio local em uma época de ampliação do consumo.

Em 2017 o município vai fechar o ano com a menor média no número de servidores ativos, desde 2013. Naquele ano a prefeitura tinha 670 servidores. 2014 673, 2015 707, 2016 692. O que demonstra uma racionalização nas contratações.

Obras

Segundo trecho da avenida Farroupilha, em Padre Gonzáles; recuperação da Rua Daltro Filho e de suas transversais: General Osório, Borges de Medeiros, Andrade Neves, Estivalet Pires, Seredo Braun, Roque Gonzáles e Bento Gonçalves, todas obras com recursos próprios do município. Dois trechos de ruas transversais não foram executados as recuperações ainda, em função de troca de tubulação que precisa ser realizada, em conjunto com a Corsan.

Obras de calçamento comunitário foram executadas em cerca de 20 ruas. 12 sistemas novos de tubulação, em pontos que há muito tempo eram reivindicados por moradores, por problemas causados, principalmente em dias chuvosos, com alagamentos.

Estradas do interior

A Administração Municipal confirma que ao final de 2017, 25 comunidades do interior foram atendidas com melhorias em suas estradas principais, com mais de mil quilômetros recuperados. A intenção é no primeiro semestre de 2018, conseguir zerar o passivo de ações de infraestrutura nas estradas rurais.

Unidades de saúde

Três Passos contempla 100% da comunidade com a Estratégia de Saúde da Família (ESF). Todos os postos de saúde, além do CAPS, receberam nova pintura predial e aparelhos de climatização.

Para 2018, o objetivo é qualificar e ampliar os equipamentos a disposição nas unidades de saúde. Também será foco no próximo ano a melhoria de metas e indicativos de saúde e um ajuste administrativo nos postos de saúde, visando melhorar o conforto e oferecer um serviço ainda mais qualificado à população.

UPA
            O município de Três Passos trabalha forte para tentar solucionar a questão da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, que ainda não está em funcionamento. Durante o ano de 2017, a administração municipal apresentou uma alternativa à Famurs e ao Ministério da Saúde, de transformar aquela estrutura em uma unidade avançada de saúde, com especialidades instaladas naquele local e com atendimento das 7h às 19h, readequando sua função original, com o município adquirindo aquele patrimônio e colocando em funcionamento. Esta proposta serve de modelo para os outros municípios que estão na mesma situação de Três Passos, com as unidades concluídas, mas sem condições financeiras de coloca-las em funcionamento 24 horas.

O município está na expectativa de uma decisão do Ministério da Saúde e do Tribunal de Contas do Estado, para que esta alternativa possa ser implementada.

Hospital de Caridade

O prefeito José Carlos Amaral comentou sobre as dificuldades financeiras do Hospital de Caridade de Três Passos. Para ele, a crise é estrutura e atinge praticamente todas as instituições hospitalares beneficentes do Estado.

Ele referiu que o Município manteve rigorosamente em dia todos os repasses mensais à entidade. Também destacou os recursos que serão destinados ao hospital em 2018, através do Orçamento Impositivo, uma novidade implementada pela Câmara de Vereadores, que possibilitará o repasse de mais de R$ 726 mil à casa de saúde no próximo ano, com parcelas mensais de cerca de R$ 66 mil. Os recursos serão investidos em custeio, para aquisição de medicamentos.

O aporte mensal da prefeitura também deverá sofrer um reajuste a partir de janeiro de 2018.

NOVAS OBRAS ANUNCIADAS

O prefeito anunciou novas obras, afirmando que os orçamentos estão organizados para a realização destes importantes investimentos.

A primeira delas é a revitalização da Rua David Canabarro com asfaltamento, onde o recurso tem indicação de emenda do ministro Ronaldo Nogueira e apoio do deputado Classmann no valor de cerca de R$600 mil. “Esta obra atende uma importante demanda da comunidade e que melhora significativamente o trajeto, possibilitando um percurso todo revitalizado até a Avenida Osvaldo Aranha”, explicou o prefeito Zé Carlos.

Além desta importante obra, o prefeito e o vice reafirmaram a remodelação da Avenida Santos Dumond para o ano de 2018. Esta terá um projeto diferenciado das demais. O recurso para a concretização desta obra vem da venda da folha de pagamento, no entanto, o município precisará despender mais recursos para sua concretização.

FONTE: Rádio Alto Uruguai