19/06/2017 | Por: Elenara de Oliveira
- Evento avaliou as políticas públicas de assistência social e propôs diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) -
Um momento importante para debater as políticas públicas de assistência social foi dado ênfase pela Administração Municipal de Três Passos, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS): a realização da VIII Conferência Municipal de Assistência Social.
Promovido a cada dois anos, a conferência aconteceu no dia 14 de junho, no Auditório do Centro de Convivência Irmã Dulce, tendo início com a abertura oficial pela parte manhã.
Participaram da mesa oficial o prefeito Municipal de Três Passos, José Carlos Anziliero Amaral o qual relembrou da evolução na área com a criação do CRAS, do CREAS e do Centro de Convivência possibilitando o aperfeiçoamento das políticas públicas municipais no que tange a assistência social.
Também fizeram parte da abertura do evento, o vice-prefeito, Dr. Jorginho Dickel; a secretária Municipal de Assistência Social, primeira Dama Fabiane Amaral; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Edivan Baron; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Clarice Stefen; a pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, professora Dra. Teresinha Heck Weiller; e a palestrante da Conferência, professora Dra. da Universidade Federal de Santa Maria, Sheila Koucourek.
A pró-reitora da UFSM enfatizou na sua fala a importância da realização do evento para a população de Três Passos, um momento histórico que reflete no futuro do município através das propostas ali debatidas e construídas.
O painel principal foi ministrado pela Dra. Sheila Kocourek, que abordou o tema central da conferência “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS (sistema único de assistência social) ”. Ela ressaltou que é necessário pensar as prioridades de Três Passos em relação a área de assistência social, a partir disso trabalhar no caráter preventivo criando alternativas.
Durante a conferência foram debatidos quatro eixos temáticos a partir da constituição de grupos que trabalharam na elaboração das propostas a serem levadas à XI Conferência Estadual, pelos delegados eleitos, na ocasião, para representar o município.
Os eixos abordaram os seguintes temas: Proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no suas; Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços; Benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e a Legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia direitos socioassistenciais.
Na ocasião foram realizadas apresentações do Coral de Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e dos alunos da Apae de Três Passos, que participam das atividades desenvolvidas pelo SCFV, em conjunto com a Assistência Social e a Associação de Desenvolvimento do Taekwondo.