Município de Três Passos segue em alerta devido a enxurrada

31/05/2017 | Por: Elenara de Oliveira

- Em dois meses o acumulado de chuva chega a 1.114,50 milímetros em Três Passos -

A situação segue crítica no Município de Três Passos, que registra um acumulado de chuvas, de 01 de abril até hoje, de 1.114,50 milímetros, sendo que a média do ano é de 1.600 milímetros.

“Este volume de chuvas agrava de um modo geral os problemas, resultando em fenômenos incomuns na região, como deslizamentos de encostas”, ressalta o secretário Municipal de Meio Ambiente, Diego Maciel, também coordenador da Defesa Civil no Município.

O interior do município segue sendo o mais prejudicado com 16 localidades atingidas diretamente pela enxurrada. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, inúmeras pontes, bueiros e pontilhões sofreram avarias na totalidade ou em parte.

Uma das pontes do Lajeado Molina, na localidade de mesmo nome e que servia de elo com a comunidade do Lajeado Três Passos, foi levada pelas águas. Ao longo da microbacia do Lajeado Árvore Seca, muitas pontes tiveram as cabeceiras destruídas ou parte da estrutura danificada, e alguns bueiros foram totalmente destruídos.

De acordo com o secretário Municipal de Transportes, Cezar Santos, “muitos trechos de estradas terão de serem refeitos, pois houve o arraste do cascalho e da argila que compunham o leito das estradas”, informa.

Somente na agricultura, o prejuízo registrado foi de R$2.6 milhões.  Há registros de prejuízos em pastagens e plantações, rompimento de alguns açudes e erosão do solo, o que prejudica a economia alicerçada na atividade agropecuária, em especial a pecuária leiteira, suinocultura, avicultura e cereais, cuja rentabilidade alavanca o comércio, serviços e indústrias de Três Passos.

“Os prejuízos e danos ocorridos trazem um impacto econômico e social imediato ao setor rural, uma vez que o transporte de ração, leite, grãos e animais está prejudicado. Também, um impacto a médio prazo ao comércio, serviços e indústria, que terão menos matéria prima e menos consumo. Ainda traz um impacto imediato às finanças públicas que terão de ser remanejadas para recompor a infraestrutura”, pondera o prefeito Municipal, Zé Carlos Amaral.

A conclusão dos laudos, apontou um prejuízo de R$ 3 milhões até o dia 24 de maio, quando decretada a situação de emergência. Este Decreto precisa ser reconhecido pela Defesa Civil Estadual, e também pelo Ministério da Integração Nacional, para então, vir o auxílio financeiro para a reconstrução da infraestrutura danificada.

Enquanto isso, equipes da Secretaria Municipal de Transportes, irão tentando resolver de forma paliativa a situação, pois o tempo não parou de chover. Mesmo que o tempo pare de chover, é preciso de alguns dias de sol para iniciar o trabalho pesado de recuperação das estradas.

A previsão de melhora do tempo é para sexta-feira, o que se espera que aconteça, para que esta situação seja normalizada o município de Três Passos, e nos demais municípios da região, que também sofrem os prejuízos da enxurrada.