Novos equipamentos irão detectar alterações nas redes de água em Três Passos e outros 19 municípios

15/04/2024 | Por: Christian Baum



Novos equipamentos irão detectar alterações nas redes de água em Três Passos e outros 19 municípios

A Corsan iniciou a instalação de equipamentos de medição da pressão nas redes de água em 19 municípios da região. Os aparelhos irão detectar instantaneamente comportamentos atípicos na pressão da rede de distribuição, o que pode indicar vazamentos ou falha em dispositivos redutores de pressão. Assim, é possível acionar as equipes operacionais mesmo antes do usuário perceber ou comunicar o problema. Em Três Passos, serão instaladas 3 unidades.

Os loggers são pequenos dispositivos eletrônicos instalados diretamente no quadro de medição em locais estratégicos da cidade. Esses aparelhos detectam a pressão instantânea da rede de distribuição e transmitem os dados em tempo real para uma central, por meio de sistema de telemetria.

Esse histórico nos dados de pressão também poderá auxiliar nos estudos de modelagem hidráulica e melhorias na operação do sistema de abastecimento de água. A instalação dos equipamentos está sendo executada pela empresa Galáxia, que além dos loggers de pressão, também está instalando as antenas para recepção dos sinais de telemetria e retransmissão para a central.

O investimento total é de cerca de R$ 200 mil. A previsão é de que o sistema comece a operar simultaneamente em maio. Além de Três Passos, estão sendo instalados também em Santo Ângelo, Ijuí, Santa Rosa, Cruz Alta, Panambi, São Luiz Gonzaga, Campo Novo, Cerro Largo, Giruá, Horizontina, Ibirubá, Não-Me-Toque, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Santo Augusto, Tapera, Três de Maio e Tenente Portela.

 

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 12/06/2023

Confirmados

4717
Recuperados

4647
Ativos

0
Hospitalizados

0
Aguardando Resultado
0
Óbitos

70

VACINAÇÃO

Primeira dose
24409
Segunda dose
23024
Terceira dose
14227
Quarta dose
4589